Com os quatro pontos do 1 x 1 com o Santos e dos 2 x 1 deste domingo (29) sobre o Grêmio, o Fluminense conseguiu terminar setembro fora da zona de rebaixamento, aproveitando dois jogos consecutivos no Maracanã, e a escalação só de reservas do Grêmio, que preservou todos os titulares para o jogo da Libertadores com o Flamengo.

BOM INÍCIO – O Fluminense começou bem os dois tempos, quando marcou os gols. O primeiro de Nenê, aos 7, após cruzamento de Yony, que no segundo, aos 5, deu assistência de calcanhar para o chute enviesado de Caio Henrique. O Grêmio só conseguiu descontar aos 31, com Patrick, aproveitando falha de Gilberto no meio da área.

SEM PÊNALTI – Por duas interrupções, o segundo tempo teve nove minutos de acréscimo. Na primeira, para que o árbitro revisasse toque de Gilberto, e na segunda, para rever uma disputa de cabeça no alto, entre João Pedro e Juninho Capixaba. O árbitro Caio Augusto Vieira, da Federação do Rio Grande do Norte, acertou em não marcar pênalti.

SEIS CARTÕES – O último, aos 38 do segundo tempo, tão bem aplicado quanto os outros, foi para o técnico Renato Portaluppi, que tem abusado do direito de reclamar. Os jogadores advertidos foram os gremistas Paulo MirandaAndréLuciano e Guilherme. O único do Fluminense, Ganso.

NÃO DEIXOU de ser surpreendente que Ganso, três dias após chamar o técnico Oswaldo Oliveira de burro, depois de ser substituído, tenha sido escolhido para usar a braçadeira de capitão do time. Do ponto de vista técnico, outra vez teve atuação decepcionante. Em tarde de chuva miúda no Maracanã, R$208.325,00. 17.139 pagantes.

FLUMINENSE – Muriel, Gilberto, Nino, Yuri e Caio Henrique; Allan, Daniel (Orinho, 30 do segundo tempo) e Ganso; Nenê (Wellington Nem, 42 do segundo tempo), João Pedro e Yony Gonzalez (Marcos Paulo, 45 do segundo tempo). O Fluminense é décimo sexto após a sexta vitória, quarta em casa, com 22 pontos, e o próximo jogo é com o Botafogo, domingo (6), no estádio Nilton Santos.

INDEFINIÇÃO – Depois de demitir Oswaldo Oliveira, o Fluminense ainda não decidiu sobre o novo técnico. Alguns nomes foram especulados nas últimas horas – Zé Ricardo, Lisca e Luiz Felipe Scolari -, mas não está descartada a permanência do ex-volante Marcão, que faz parte da comissão técnica permanente.

GRÊMIO – Julio Cesar, Leo Moura (Guilherme, 42 do segundo tempo), Paulo Miranda, Rodriguez e Juninho Capixaba; Rômulo, Darlan (Patrick, 16 do segundo tempo) e Thaciano; Luciano (Ferreira, 22 do segundo tempo), André e Pepê. Sétimo com 34 pontos, o Grêmio não perdia há sete jogos e sofreu a quarta derrota como visitante. O próximo jogo é com o Corinthians, sábado (5), na Arena Grêmio.

Foto: FutRio