O FLUMINENSE confirmou a excelente fase e venceu o América Mineiro por 3 x 0, o que não acontecia desde 2017 em Belo Horizonte (1 x 0, gol de Fred), e também depois de seis anos ganhou um jogo de estreia, tal como em 14 de maio de 2017, com 3 x 2 no Santos, no Maracanã. Os gols deste sábado (15), na Arena Independência, foram no 2º tempo, e antes de abrir o placar, Cano perdeu pênalti, que bateu no travessão, logo aos quatro minutos.

BEM SUPERIOR, principalmente na volta do intervalo, quando entraram Guga e o estreante Lelê, o Fluminense pressionou e marcou os três gols em 19 minutos. No primeiro, Cano passou pelo goleiro e finalizou aos 8; no segundo, aos 15 minutos, John Kennedy fez 2 x 0, de canhota, após cruzamento de Lelê, que fechou o placar aos 27. Foi a vitória da melhor equipe, aumentando a confiança dos torcedores na sequência de bom 2023.

GERMAN CANO igualou-se ao ex-atacante Magno Alves, com 63 gols, como segundo principal artilheiro do Fluminense no século XXI. Cano pode aumentar a artilharia, mas precisaria de mais 136 gols para igualar o recorde de Fred, maior artilheiro da história tricolor, com 199 gols. Fabio, o mais velho do Brasileiro de 2023, com 42 anos (30/9/1980), completou 635 jogos e ampliou o recorde que era de Rogerio Ceni, até 2019, com 574 jogos pelo São Paulo.

FERNANDO DINIZ comentou sobre o pênalti perdido por Cano, quando ainda estava 0 x 0: “Os cobradores, pela ordem, são Ganso, Arias e Cano, mas eles decidiram no momento. Todos têm tido bom aproveitamento nos treinos”. O pênalti, aos 4 minutos do 2º tempo, foi do lateral Nino Paraíba em John Kennedy. Na cobrança, de pé direito, Cano acertou o travessão e a bola caiu antes da linha do gol, não havendo qualquer dúvida de que não entrou”.

MARCELO E FELIPE MELO não foram a Belo Horizonte, a fim de evitar desgaste, enquanto Arias não saiu da reserva e Keno só entrou no 2º tempo. O time dos 3 x 0 no América Mineiro teve Fabio, Samuel Xavier, Nino (David Braz), Vitor Mendes e Alexsander (Guga); André, Lima, Gabriel Pirani (Lelê) e Ganso (Tiago Santos); John Kennedy e Cano (Keno). Foi a 39ª vitória do técnico Fernando Diniz em 62 jogos, desde que voltou ao Fluminense em 4 de janeiro de 2023.

VAGNER MANCINI, técnico do América Mineiro, sofreu a primeira derrota em sete jogos com o Fluminense, dirigindo quatro equipes diferentes: Grêmio, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense e Corinthians, depois de cinco vitórias e um empate. Mancini elogiou o desempenho do adversário: “O Fluminense está mostrando futebol de altíssimo nível técnico. O padrão de jogo da equipe é elevado e o Diniz merece parabéns pelo trabalho”.

A ESTREIA VITORIOSA no Brasileiro vai aumentar ainda mais o interesse dos tricolores pelo primeiro jogo da fase de grupos no Maracanã, 3ª feira (18), com The Strongest, valendo a liderança do Grupo D porque ambos estrearam com vitória. Antes do jogo, mais de 45 mil ingressos haviam sido vendidos, com os setores Sul, Oeste e Leste do Maracanã esgotados.

                             BAHIA VOLTA LEVANDO VIRADA

O BRAGANTINO, do técnico português Pedro Caixinha, foi o primeiro a ganhar de virada do Bahia, que está de volta à Série A, na noite deste sábado (15), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, com apenas 3.368 pagantes. R$105.690,00. O atacante Everaldo fez o gol do Bahia aos 44, e na volta do intervalo, o meia Bruninho empatou aos 8. Foi do gaúcho Eduardo Sasha, ex-Atlético Mineiro, o gol da virada do Brahantino, aos 24 minutos.

                             FURACÃO GANHA FÁCIL DO GOIÁS

MESMO POUPANDO três titulares – Terans, Khellven e o capitão Fernandinho -, o Athletico Paranaense venceu fácil o Goiás, na noite deste sábado (15), na Arena da Baixada, em Curitiba. O zagueiro Pedro Henrique fez o gol do 1º tempo, encobrindo o goleiro Tadeu, e o volante Christian marcou o segundo gol, aos 12 minutos do 2º tempo.

Fotos: Explosão Tricolor e CNN