De acordo com os dados oficiais do relatório que a Fifa divulgou ontem (31), o Fluminense é o clube brasileiro recordista de vendas de jogadores nos últimos dez anos, com o total de 183. Completam a lista dos cinco mais, Grêmio Anápolis, de Goiás, com 137; o Club Deportivo Maldonado, da cidade praiana uruguaia de Maldonado, na costa Sul do país, com 129 transferências; o Boca Juniors, com 119, e o São Paulo, com 117 transferências.

OS CINCO MAIS – Entre os dez mais, o Palmeiras é sexto com 98 transferências; o Corinthians, oitavo com 89, e o Flamengo, décimo com 87. Os cinco jogadores mais bem vendidos pelo Fluminense foram o meia Gerson, hoje no Olympique Marselha, por 16 milhões de euros para a Roma, em 2015; o atacante Richarlison, hoje no Everton, por 13 milhões para o inglês Watford, em 2017; o atacante João Pedro, em 2018, para o Watford por 12 milhões; o atacante Pedro, hoje no Flamengo, para a Fiorentina, em 2019, por 11 milhões, e o ponta Wellington Nem para o Shakhtar da Ucrânia por 9 milhões em 2013.

BOM DIZER – O relatório da Fifa sobre o mercado de transferências da última década é relativo ao futebol brasileiro, um dos maiores fornecedores de valores do futebol mundial. Não estão incluídos, portanto, os clubes da Europa.

SEIS PONTOS – Depois de quatro derrotas e um empate, o Fluminense voltou a vencer e os 2 x 0 da noite de segunda (30), no Maracanã, aumentaram a motivação do time para ganhar os seis pontos que disputará amanhã (2) com o Juventude, em jogo adiado da décima quarta rodada, no Maracanã, e terça (7) com a Chapecoense, lanterna e ainda sem vitória, na Arena Condá, em Chapecó, no Oeste catarinense.

QUATRO POSIÇÕES – Ganhando do Juventude, o Fluminense somará 24 pontos e ultrapassará São Paulo (22), Santos (22), Internacional (23) e Athletico Paranaense (23), que também tem menos um jogo, em casa, com o Flamengo. Se vencer também a Chapecoense, o Fluminense chegará aos 27 pontos, igualando-se ao Corinthians e decidindo no saldo de gols. O clima é de otimismo no CT Carlos Castilho, onde Marcão deve confirmar hoje (1) a formação que iniciou o jogo com o Bahia.

Foto: Superesportes