GANHAR DO RIVER, no caldeirão do Monumental de Nuñez, vale para o Fluminense mais do que o 1º lugar do Grupo D; representa a eliminação de adversário, que poderia voltar a ser ainda mais perigoso, em possível novo confronto do mata-mata da Libertadores. Último com 4 pontos, uma vitória e o pior saldo negativo de gols, o River seria eliminado com a terceira derrota, se o The Strongest, 2º com 6 pontos vencer em casa o Sporting Cristal, do Peru, 3º com 4 pontos.

O EMPATE ASSEGURA o Fluminense nas oitavas de final, restando o último jogo no Maracanã, dia 27 com o Sporting Cristal, enquanto o River, também em casa, não alcançaria mais o boliviano The Strongest. O prestigioso diário La Nacion, mais antigo jornal argentino (4/1/1870), ressalta: “O cenário mais complicado é do River, último do Grupo D, só com uma vitória, e depois das derrotas para o The Strongest (3 x 1), e o Fluminense (5 x 1).

O FLUMINENSE sabe que no tudo ou nada o River jogará com a faca entre os dentes, mas se mostra seguro e confiante. O técnico Fernando Diniz terá a equipe completa: Fábio, Samuel Xavier, Nino (c), Felipe Melo e Guga; André, Martinelli, Lima e Ganso; Arias e Cano. Em apenas três jogos entre os times, o Fluminense ganhou dois, em Buenos Aires por 3 x 1 e no Maracanã por 5 x 1, e 1 x 1 no primeiro jogo, em 22 de abril de 2021, no Maracanã, todos pela Libertadores.

O RIVER ENTRA PRESSIONADO pela obrigação de vencer, e sob tensão pela morte, com fratura de crânio e múltiplas lesões, do torcedor Pablo Marcelo Serrano, de 53 anos, que caiu, ou se jogou, da tribuna Sivori, na parte mais alta do estádio, no jogo do último sábado (3) com o Defensa y Justicia, pelo Campeonato Argentino, paralisado aos 26 minutos do 1º tempo. A justiça não atendeu o recurso do River para que o setor seja aberto para o jogo com o Fluminense.

                      DUAS VITÓRIAS BRASILEIRAS

O ATHLETICO PARANAENSE é o primeiro brasileiro classificado às oitavas de final da Libertadores 2023, ao vencer o paraguaio Libertad por 1 x 0, na noite de ontem (6), na Arena da Baixada, em Curitiba. O gol foi do meia paulista Christian, de fora da área, com chute rasteiro no canto esquerdo, aos 32 minutos do 2º tempo. O Athletico lidera o Grupo G, com 10 pontos, e na última rodada, dia 27, voltará a jogar em casa com o Alianza Lima, do Peru.

O ATLÉTICO MINEIRO venceu o peruano Alianza por 1 x 0, gol de Hulk, aos 17 minutos do 2º tempo, na noite de ontem (6), no estádio Alejandro Villanueva, em Lima, e manteve o 2º lugar do Grupo G, com 9 pontos. Nove meses depois da cirurgia no joelho, o lateral Arana reapareceu com desenvoltura. O Atlético voltará a ser visitante na última rodada, precisando só do empate no Paraguai com o Libertad para confirmar a classificação às oitavas de final da Libertadores.

Foto: Netflu