NO REINÍCIO DO CAMPEONATO BRASILEIRO, após a pausa de nove dias para os amistosos da seleção nas datas Fifa, o Fluminense pode voltar ao G-4, se vencer o Atlético Mineiro na noite de hoje (21). Com o gramado do Maracanã em recuperação, o jogo será no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, a 132 km do Centro do Rio, com arbitragem do catarinense Ramon Abatti Abel. O Atlético é 4º com 18 pontos, e o Fluminense, 5º com 17, ambos com cinco vitórias.
O FLUMINENSE recuperou Nino, capitão do time, que formará a zaga com David Braz, porque Felipe Melo está em tratamento do joelho. Os laterais Samuel Xavier, que cumpriu suspensão, e Marcelo, recuperado de lesão, reaparecem, assim como o meia Ganso. O volante André volta da seleção, após jogar 20 minutos na derrota para o Senegal, mas sua escalação depende de como se reapresentar. Martinelli pode iniciar e ele entrar no decorrer do jogo.
O FLUMINENSE pode perder muito da criatividade e do poder ofensivo, sem Jhon Arias, titular do início ao fim na primeira vitória da Colômbia (2 x 0), na Alemanha, na noite de ontem (20), na Arena Veltins, em Gelsenkirchen. Lelê será o substituto, formando o trio atacante com Cano e Keno. O Fluminense pode obter a terceira vitória sobre mineiros, depois de 3 x 0 no América, na estreia, e 2 x 0 no Cruzeiro, na 5ª rodada, ambas em Belo Horizonte.
O ATLÉTICO terá o retorno do artilheiro Hulk, após suspensão, e o time pode ser dirigido pelo assistente Lucas Gonçalves. Sem ter orientado sequer um treino, Luiz Felipe Scolari se integrou à delegação ontem (20), e só hoje, dia do jogo, decide se ficará na área técnica. Ele pode assistir de uma cabine e descer ao vestiário no intervalo para as instruções. Scolari usou as redes sociais para mandar mensagem de otimismo à torcida do Atlético.
PALMEIRAS SEM QUATRO
O VISITANTE PALMEIRAS, único invicto, vice-líder e com ataque mais positivo (22), não terá o goleiro Weverton, o meia Raphael Veiga e o atacante Rony, que estavam com a seleção, e o lateral Piquerez, com a seleção uruguaia, no jogo da noite de hoje (20) com o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Mas o zagueiro Gustavo Gomez, capitão do time, reaparece após os amistosos da seleção paraguaia. O time está motivado pelos 2 x 0 no clássico com o São Paulo.
SE VENCER, O PALMEIRAS pernoita na liderança com 25 pontos e pressiona o Botafogo, com 24, que joga amanhã (22) na Arena Pantanal com o Cuiabá, 14º com 12 pontos, que vem de empate fora de casa com o Corinthians. Já o Bahia, 15º com 9 pontos, não ganha há seis rodadas: três derrotas, três empates, o último em casa com o Cruzeiro (2 x 2). É mais um confronto de técnicos portugueses: Renato Paiva, do Bahia x Abel Ferreira, do Palmeiras.
CLÁSSICO DO DESESPERO
POUCAS VEZES Santos e Corinthians se enfrentaram em situação tão desconfortável como na noite de hoje (20), na Vila Belmiro. O Santos, 13º com 13 pontos, há oito jogos sem vencer – 5 derrotas, 3 empates e saldo só de 1 gol (9 a 8) – e o Corinthians, 16º com 9 pontos, há três jogos sem ganhar e eliminado da Libertadores. Os técnicos Odair Hellmann e Vanderlei Luxemburgo entram muito pressionados e a derrota vai piorar a situação.
O CRUZEIRO terá o apoio de pelo menos 25 mil torcedores na noite de hoje (20), no Mineirão, onde a vitória sobre o Fortaleza deixará o time mais perto do G-4. Ambos têm 14 pontos, mas o Cruzeiro é 9º por ter mais uma vitória (4 a 3) que o Fortaleza, 11º. O Fortaleza faz o segundo jogo consecutivo como visitante, após perder para o Botafogo (2 x 0), e deixou de ter menos uma opção ofensiva, com a venda do atacante Moisés para o Cruz Azul, do México.
ÚNICO COM TÉCNICO INTERINO, o Athletico Paranaense será dirigido por Wesley Carvalho, de 49 anos, integrante da comissão técnica permanente do clube, no jogo da noite de hoje (20) com o São Paulo, no Morumbi. O São Paulo, 8º com 15 pontos, tenta a reabilitação do clássico com o Palmeiras, e o Athletico, 7º com 16 pontos, faz o segundo jogo seguido como visitante, tentando não vacilar como no 2 x 2 com o América Mineiro em que fez 2 x 0 e cedeu.
A 11ª RODADA SERÁ CONCLUÍDA amanhã (22), com o líder Botafogo fora de casa com o Cuiabá; o Flamengo também como visitante com o Bragantino, enquanto o Vasco recebe o Goiás, que terá a estreia do técnico português Armando Evangelista. O Goiás é 17º com duas vitórias e saldo negativo de 9 gols (9 a 18), e o Vasco, 19º com 6 pontos, só uma vitória, também tem saldo negativo de 9 gols (10 a 19). Quem vencer sai do rebaixamento.