ENQUANTO O VASCO TERÁ EQUIPE COMPLETA, com a volta do artilheiro Nenê, que cumpriu suspensão, o Fluminense poupará todos os titulares do clássico da tarde de hoje (26), que abre a 9ª rodada do Carioca 2022, no estádio Nilton Santos. O objetivo é evitar o desgaste para o jogo de volta da próxima 3ª feira (1) com o Millonarios, em que o empate leva à decisão da última vaga para a fase de grupos da Libertadores.

O FLUMINENSE NÃO MOSTRA PREOCUPAÇÃO com a liderança do Carioca, que só manterá com vitória, de vez que o empate também será ruim para o Vasco, porque o Flamengo será o novo líder, se vencer o Resende, amanhã (27), também no estádio Nilton Santos. O Fluminense tem 21 pontos; Flamengo e Vasco, 19, com o Flamengo em vantagem no saldo de gols, primeiro item de desempate.

SEM FRED, QUE SÓ DEVE TER CONDIÇÕES de jogo em um mês, em virtude do estiramento muscular na coxa, Cano deveria ser o substituto, mas também será poupado por ser a única opção de ataque. Willian, que já jogou mais centralizado no Palmeiras, também será preservado. O técnico Abel Braga não confirmou, mas a tendência é que Caio Paulista seja o escalado com a função do camisa 9.

FLUMINENSE – Marcos Felipe, Samuel Xavier, Manoel, Lucas Claro e Marcos Pineida; Wellington, Martinelli, Nathan (Nonato) e Ganso; Jhon Arias e Caio Paulista. Com esta formação provável, o Fluminense não utilizará o esquema com três zagueiros, que voltará no jogo de 3ª (1) com o Millonarios, com Nino, Felipe Melo e David Braz.

VASCO – Tiago Rodrigues, Weverton, Ulisses, Anderson e Edimar; Mateus Barbosa, Juninho e Nenê; Bruno Nazario, Raniel e Gabriel Pec. O técnico José Ricardo Mannarino também abriu mão do esquema com três zagueiros e projeta o time mais solto: “Pouco importa que o Fluminense não use força máxima. O Vasco precisa vencer para garantir a vaga nas semifinais. É sempre um jogo complicado”.

DESEMPATE – Será o 15º Fluminense x Vasco no estádio Nilton Santos, valendo como desempate, após cinco vitórias de cada time e quatro empates. O zagueiro Luan, hoje no Palmeiras, fez de pênalti o gol da última vitória do Vasco sobre o Fluminense por 1 x 0, domingo, 22 de fevereiro de 2015. Jogo de triste lembrança: 120 detidos pela PM, após confronto violento na chegada das torcidas ao então Engenhão. 

TORCEDORES DO FLUMINENSE já compraram mais de 12 mil ingressos para o jogo de 3ª (1) com o Millonarios, às 21h30min, no estádio de São Januário. Depois de Dario Herrera, no jogo de Bogotá, outro argentino foi escalado: Fernando Rapallíni, de 43 anos, na FIFA desde 2014. Foi o primeiro não europeu a apitar na fase final da Eurocopa de seleções, Ucrânia 2 x 1 Macedônia do Norte, dia 17 de junho de 2021. Rapallíni apitou em 2019 na Copa América no Brasil e na Copa do Mundo sub-20 na Polônia.

Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC