É fundamental que o Fluminense volte a vencer como visitante no jogo de hoje (13) com a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó, no oeste de Santa Catarina. Os dois estão com sete pontos e a vitória livra o Fluminense de entrar novamente na zona de rebaixamento em que a Chapecoense já se encontra. A vitória levaria o Fluminense a trocar de posição com o Cruzeiro, com oito pontos, que cairia para o décimo sexto. Fora de casa, o Fluminense acumula três derrotas e só ganhou do Grêmio.

O FLUMINENSE ganhou os dois jogos do Brasileirão com a Chapecoense em 2018, por sinal as duas derrotas do time de Santa Catarina, que leva vantagem no retrospecto com seis vitórias e dois empates nos dez jogos com o tricolor carioca. O atacante Luciano diz ter proposta e pediu para não jogar, mas as três ausências mais sentidas são as do lateral Gilberto, em recuperação; do atacante Pedro, com a seleção olímpica no Torneio de Toulon, e do zagueiro Mateus Ferraz, que só voltará em 2019, devido à gravidade do problema no joelho.

A CHAPECOENSE não apresenta bom retrospecto em casa. A única vitória (2 x 0) foi sobre o Internacional, quando o vice-campeão gaúcho poupou a maioria dos titulares. Nos outros jogos, 1 x 1 com o Atlético Paranaense, também incompleto, e as derrotas para o Fortaleza (3 x 1) e o Palmeiras (2 x 1), que também não estava com a maioria dos titulares. 2019 é o ano em que a Chapecoense está mais se aproximando da primeira queda à Série B.

NA PARTE DE CIMA da classificação, a tendência é que o Palmeiras – líder e único invicto – recupere a liderança, como favorito absoluto do jogo com o Avaí – único ainda sem vitória -, ainda mais que o jogo será em São Paulo. Com 19 pontos e um jogo a menos, o Palmeiras deixaria o Santos, com 19, após vencer o Corinthians ontem (12) à noite, outra vez na vice-liderança.

O FLAMENGO subiu para o terceiro lugar, com 17 pontos, com os sofridos 2 x 0 sobre o CSA, e não sairá do G4, podendo apenas descer para o quarto lugar, se o Atlético Mineiro, com 15, ganhar do São Paulo, hoje (13), em Belo Horizonte. Bom lembrar: se o São Paulo vencer, quem perde é o Botafogo, que cai para o sétimo lugar com 15, após a derrota para o Grêmio.

Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.