APROVEITANDO A QUEDA do Botafogo, com o emocional abalado pelas duas viradas consecutivas que sofreu, o Fluminense quer vencer o clássico mais antigo do futebol carioca, desde 1906, e terminar a 7ª rodada como novo líder do Campeonato Brasileiro, se o visitante Palmeiras, vice-líder invicto, com 14 pontos, não vencer o Santos no último jogo da noite de hoje (19), na Vila Belmiro. O líder Botafogo tem 15 pontos, e o Fluminense, 3º, 13.
COM 13 DOS 18 PONTOS nas seis primeiras rodadas, o Fluminense faz o melhor início de campanha dos últimos 17 anos do Campeonato Brasileiro, desde que passou a ser disputado por pontos corridos em 2006. O time de 2023, com 13 pontos, tem números superiores aos dos que foram campeões em 2010, com Muricy Ramalho, e em 2012 com Abel Braga, que somaram 12 pontos nas seis rodadas iniciais, com quatro vitórias e duas derrotas.
O JOGO DA NOITE DE HOJE (20), no estádio Nilton Santos, com previsão de mais de 30 mil torcedores, será especial para Tiquinho Soares, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2023, com 6 gols, e para Cano, que em quatro jogos contra o Botafogo só marcou um gol, embora muito importante, por ter sido o da classificação para a semifinal do título carioca de 2022. Cano já fez três gols nos clássicos com o Vasco, e sete gols no Flamengo, sua maior vítima.
CANO TERIA QUE FAZER TRÊS GOLS no clássico da noite de hoje (20) com o Botafogo para ser o 3º artilheiro da história do Fluminense com 71 gols, superando os 68 de seu compatriota Doval, argentino que marcou 70 gols e foi o artilheiro da Máquina Tricolor no bicampeonato carioca de 1976. Cano já ultrapassou outro argentino, Dario Conca, com 56 gols, e o paraguaio Romerito, com 59, tricampeão carioca (83-84-85) e autor do gol do título brasileiro de 84.
ÚNICO CARIOCA INVICTO em maio, o Fluminense não sofreu gol em três dos quatro jogos – 2 x 0 no Cruzeiro e no Cuiabá, e 0 x 0 no Fla-Flu da Copa do Brasil -, e 1 x 1 com o Vasco. No sétimo jogo do Campeonato Brasileiro, o Fluminense não terá o lateral-esquerdo Marcelo, e o Botafogo contará com o retorno do lateral-direito Rafael, mas os técnicos não anteciparam as escalações. O clássico será apitado pelo catarinense Braulio Machado, árbitro Fifa.
Foto: R7