O jogo que completa a décima rodada, na noite de hoje (15), no Maracanã, pode deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão 2019 sem time do Rio. O Fluminense, décimo sétimo com oito pontos, subiria três posições e ocuparia precisamente o lugar do Ceará, seu adversário, décimo quarto com dez pontos. Vencendo, o Fluminense chegaria a três vitórias e a onze pontos, e  não apenas ultrapassaria o Ceará, com dez pontos, mas o Cruzeiro e o Vasco, que têm nove pontos e duas vitórias.

AS MUDANÇAS – Se o Fluminense vencer o Ceará, o Cruzeiro cai uma posição e volta ao rebaixamento como décimo sétimo, e o Vasco também desce uma posição, terminando a rodada em décimo sexto. Vasco e Cruzeiro, com nove pontos, estão rigorosamente iguais em tudo: 2 vitórias, 3 empates, 5 derrotas, 9 gols marcados e 16 gols sofridos. O Ceará, se vencer, ficará igual ao Fortaleza, em pontos (13), empate (1) e derrotas (5), mas com vantagem no saldo de gols: 10 a 9; o do Fortaleza é negativo (10 a 13).

ARTILHEIRO – Depois de rechaçar a investir do Flamengo, o Fluminense vai continuar contando com o atacante Pedro, escalado com o colombiano Yony Gonzalez e João Pedro. No Maracanã, o Fluminense só ganhou (4 x 1) do Cruzeiro, e nos outros três jogos sequer fez gol: 0 x 1 com Goiás e Botafogo, e 0 x 0 com o Flamengo. Time provável: Agenor, Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Yuri, Daniel e Ganso; Yony Gonzalez, Pedro e João Pedro. A única mudança poderia ser a estreia do goleiro Muriel, de 32 anos, que assinou até 2022. É irmão de Alisson, goleiro do Liverpool e da seleção brasileira.

QUER SAIR – O atacante Luciano pediu para não ser escalado porque quer sair do clube, o que não poderia acontecer se completasse sete jogos pelo Fluminense. Os direitos econômicos do jogador pertencem ao Deportivo Leganés, clube de 91 anos da região metropolitana de Madrid, que se manteve na primeira divisão da Espanha para a temporada de 2019-20. O Atlético Mineiro é o mais interessado em tê-lo para o restante do Brasileirão 2019.

UMA VITÓRIA – A campanha do Ceará só registra uma vitória como visitante: 2 x 1 sobre o lanterna Avaí, em Florianópolis. Nos outros jogos, perdeu (1 x 0) para o Cruzeiro e o Vasco e 2 x 1 para o Goiás. O técnico Enderson Moreira deve escalar o vice-campeão cearense com Diogo Silva, Samuel Xavier, Tiago Alves, Valdo e João Lucas; Fabinho, Fernando Sobral, Ricardinho e Tiago Galhardo; Leandro Carvalho e Bergson. O jogo será às 20 horas, com arbitragem de Douglas Flores, da Federação Paulista.