A sétima derrota (3 x 1) que o Fluminense sofreu na tarde deste domingo (16), na Arena da Baixada, em Curitiba, para o Atlético Paranaense, com amplo domínio, fez o time cair uma posição e terminar a vigésima quinta rodada bem no meio
da tabela – décimo, com 31 pontos -, com menos vitórias (8) e empates (7) que derrotas (10). O saldo negativo de gols também piorou, com 24 a favor e 30 contra. Foi o jogo 400 do zagueiro Gum, paulistano, 32 anos, desde 2009 no clube.
MERECIDA – Depois de três derrotas seguidas, o Atlético Paranaense se reabilitou com a merecida vitória, a sétima consecutiva na Arena, já garantida no primeiro tempo com 2 x 0. Rafael Veiga fez o primeiro aos 18, com a rebatida errada de Gum, e Pablo marcou o segundo aos 47, seu nono gol, que o deixa como terceiro artilheiro do Brasileirão 2018. O Atlético subiu duas posições e terminou a rodada em décimo segundo com 30 pontos, ultrapassando Vitória e Bahia (29).
MUDANÇA – Na volta do intervalo, Marcos Júnior substituiu Dodi, mas não houve mudança no rendimento do Fluminense, que só conseguiu diminuir aos 14 com o gol de cabeça de Luciano, após chute de Everaldo. O Atlético manteve o domínio e ampliou a vantagem com o terceiro gol, do zagueiro Léo Pereira, de cabeça, aos 25, após o quinto escanteio. O Fluminense também trocou Kayke por Sornoza aos 13 e Jadson por Júnior Dutra, aos 29, sem nenhum efeito.
GRAMADO – Por mais que a qualidade do gramado sintético seja boa, já se observa desgaste na Arena da Baixada. Os jogadores do Fluminense disseram que “a bola rola mais, mas isso não chega a atrapalhar” – destacou Luciano, autor do gol, o primeiro que marcou. Com capacidade para 41.456 torcedores, o estádio recebeu 10.343 pagantes e a renda foi de R$199.670,00. André Luis Castro, da Federação Goiana, teve atuação segura.
SÉTIMA FORA – Das 10 derrotas como visitante no Brasileirão 2018, foi a sétima que o Fluminense sofreu em treze jogos, em que marcou 13 gols e sofreu 21. O time só ganhou dois jogos fora do Rio, ambos 2 x 1, com Sport e Vitória. O zagueiro Gum, paulistano de 32 anos, 1,90m, que hoje completou 400 jogos, estreou em 30 de agosto de 2009, com derrota (2 x 0) para o Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O contrato termina em dezembro e ele quer renovar.
ATLÉTICO PARANAENSE conseguiu a oitava vitória em treze jogos em casa no Brasileirão 2018 e só perdeu três na Arena da Baixada, onde marcou 26 gols e sofreu 11. Pablo, agora terceiro artilheiro com 9 – três menos que Gabriel, do Santos, e só um abaixo de Ricardo Oliveira (Santos) e Pedro (Fluminense, com 10 – disse que “nosso time sente muita segurança quando joga na Arena”.
SUL-AMERICANA – No meio da semana, os dois times disputarão os jogos de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O Atlético, na Venezuela, com o Deportivo Caracas, quarta (19), e o Fluminense, quinta (20), no Equador, com o Deportivo Cuenca. Pelo Brasileirão, o Fluminense só voltará a jogar na segunda (24), com a Chapecoense, em Santa Catarina, e o Atlético fará o clássico com o Paraná, no próximo domingo (23), na Arena da Baixada.
Foto: Lucas Merçon/ FFC