COM A VITÓRIA do Athletico Paranaense sobre o Cuiabá por 2 x 0, no último jogo da 19ª rodada, na Arena da Baixada, em Curitiba, o Fluminense caiu uma posição e terminou o turno em 7º, empatado em pontos (31), vitórias (9), empates (4), derrotas (6) e no saldo de gols (6 a 6) com o Athletico, que subiu para 6º por ter marcado mais três gols (28 a 25). O Athletico é o único dos vinte da Série A com técnico interino, Wesley Carvalho, de 49 anos, ex-goleiro do Vitória da Bahia.
O ATHLETICO já saiu para o intervalo com 1 x 0, gol do ponta uruguaio Agustin Canobbio, de 24 anos, completando de cabeça o cruzamento sob medida do lateral-direito norte-riograndense Khellven, de 22 anos. O resultado refletiu o domínio do Furacão, que teve gol anulado do meia chileno Arturo Vidal, ex-Flamengo, por toque de mão no início do 2º tempo. O 2º gol, aos 37, foi do meia argentino Bruno Zapelli, de 21, com assistência de Agustin Canobbio.
FOI A 7ª VITÓRIA, 5ª sem sofrer gol em casa, onde o Athletico só perdeu para o Grêmio (2 x 1) e empatou com o Palmeiras (2 x 2) e o Cruzeiro (3 x 3). A estreia no returno será como visitante, domingo (20), com o Goiás. Time que terminou o turno em 6º: Bento, Khellven (Madson), Cacá, Tiago Heleno e Esquivel; Erick (Hugo Moura), Fernandinho e Arturo Vidal (Bruno Zapellini); Agustin Canobbio, Vitor Roque (Pablo) e Vitor Bueno (Cuello).
APÓS UM EMPATE e cinco vitórias, quatro consecutivas, o Cuiabá sofreu a 7ª derrota, 3ª sem fazer gol como visitante e terminou o turno em 8º com 28 pontos, 8 vitórias, 4 empates, 7 derrotas, único sem saldo de gol (22 a 22). O time do técnico português Armando Evangelista: Walter, Alysson (Felipe Augusto), Marlon, Alan Empereuer e Rikelme (Uendel); Raniele, Sobral (Mineiro) e Cepellíni (Denilson); Cafu (Lacerda), Deyverson e Clayson. O Cuiabá estreia no returno com o Palmeiras, sábado (19), em São Paulo.
FALTANDO Corinthians x Grêmio e América Mineiro x Vasco, ainda sem remarcação de data, o turno da Série A registra 458 gols em 188 jogos, média de 2.44 gols por jogo, com 206 gols no 1º tempo. O líder Botafogo tem o ataque mais positivo (35), a defesa menos vazada (11), o melhor saldo de gols (24) e o artilheiro Tiquinho Soares (13), mais 5 que Deyverson (Cuiabá) e Vitor Roque (Athletico Paranaense).
OS PLACARES MAIS registrados: 1 x 0 em 35 jogos; 2 x 1 em 30; 2 x 0 em 29. Dos 188 jogos, só 16 terminaram sem gol. A maior goleada foi do Palmeiras, 5 x 0 no Goiás, no Estádio da Serrinha, em Goiânia. Jogos de abertura do returno: sábado (19), São Paulo x Botafogo, Fluminense x América Mineiro, Cruzeiro x Corinthians. Cuiabá x Palmeiras. Domingo (20), Vasco x Atlético Mineiro, Coritiba x Flamengo, Bahia x Bragantino, Santos x Grêmio; Goiás x Athletico Paranaense. 2ª feira (21), Internacional x Fortaleza.
Fotos: Valquir Aureliano