MESMO SEM SAIR DO PENÚLTIMO LUGAR, o Grêmio ganhou sobrevida na noite de ontem ( 9 ), em Porto Alegre, ao vencer por 1 x 0 o Fluminense, que em 16 jogos como visitante sofreu a 8ª derrota, 7ª sem fazer gol. Diego Souza fez o gol aos 16 do segundo tempo, completando de cabeça o cruzamento do meia Mateus Sarará. Ainda 0 x 0, o Fluminense teve pênalti não marcado do volante Lucas Silva no lateral Callegari, e gol de Caio Paulista anulado por impedimento.

QUARTA CONSECUTIVA – O Grêmio impôs ao Fluminense a quarta derrota consecutiva por 1 x 0, no turno e returno do Brasileiro de 2020 e 2021. No turno, no Maracanã, quando ainda dirigido por Luis Felipe Scolari, o gol foi do meia chileno Cesar Pinares, hoje na Turquia. O Grêmio vinha de quatro derrotas – 1 x 2 Atlético Mineiro, 0 x 2 Atlético Goianiense, 1 x 3 Palmeiras e 0 x 1 Internacional -, e venceu o segundo jogo com o técnico Vagner Mancini, após 3 x 2 no Juventude.

OITAVO LUGAR – O Fluminense terminará a 31ª rodada em 8º lugar, com 42 pontos – 11 vitórias, 11 derrotas, 9 empates, saldo negativo de 3 gols (29 a 32) – e domingo ( 14 ) receberá o vice-líder Palmeiras, no Maracanã, sem o zagueiro Nino, suspenso. O Grêmio, 19º com 29 pontos em 30 jogos – 8 vitórias, 17 derrotas, 5 empates, saldo negativo de 12 gols (26 a 38) – será visitante, sábado ( 13 ), no jogo com o América Mineiro, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

SEM PÚBLICO – Grêmio 1 x 0 Fluminense foi o primeiro jogo sem público na Arena Grêmio, após torcedores invadirem o gramado e quebrarem a cabine do VAR, após a derrota (1-3) para o Palmeiras. A punição se estenderá nos jogos com Bragantino, Atlético Mineiro e Flamengo, e também como visitante, o Grêmio não terá torcedores nos jogos com América Mineiro, Chapecoense e Bahia.

SÓ 1 PONTO – 19º com 29 pontos, 8 vitórias e menos um jogo, o Grêmio tem menos 1 ponto que o Juventude, 18º com 30 pontos e 6 vitórias, e o Sport, 17º com 30 pontos e 7 vitórias, mas menos 7 pontos que o Santos, primeiro fora do rebaixamento, 16º com 35 pontos e 8 vitórias. Sport, Juventude e Santos jogam hoje (10 ), em casa, com Ceará, Internacional e Bragantino, podendo aumentar a vantagem sobre o Grêmio, que venceu o 5º dos 15 jogos em casa. 

QUEDA DE PRESSÃO – O atacante gaúcho Douglas Costa, de 31 anos, emprestado pela Juventus, caiu no banheiro da concentração, após sofrer queda de pressão poucas horas antes do jogo, e levou 28 pontos no supercílio. Só entrou no segundo tempo, substituindo o meia colombiano Jaminton Campaz, de 21 anos, também com atuação apagada. Os médicos do Grêmio atestam que os jogadores têm vivido horas de ansiedade e tensão, devido à situação do time.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – O Fluminense continuará F.C., mero e simples participante do Campeonato Brasileiro de 2022?

Foto: EBC