Horas antes de concluir a décima quarta rodada ganhando (2 x 0) do CSA, em Maceió, na noite de ontem (12) o Fortaleza anunciou a contratação do carioca Zé Ricardo, de 48 anos, ex-Flamengo, Vasco e Botafogo, de onde saiu em abril, após 17 vitórias, 13 derrotas e 11 empates. Ele estreará no campeão cearense sábado (17), em Fortaleza, contra o Internacional.

VASCO É SUPERADO – Com os 2 x 0 sobre o CSA, o Fortaleza, com 17 pontos – 5 vitórias, 2 empates,7 derrotas e saldo negativo de quatro gols (16 a 20) -, subiu três posições, ultrapassando Goiás (17) no saldo de gols (13 a 23), Grêmio e Vasco, também com 17 pontos, mas com menos uma vitória. O Vasco perdeu uma posição e terminou a rodada em décimo quinto: 4 vitórias, 5 derrotas, 5 empates e saldo negativo de cinco (13 a 18).

SEGUNDA FORA – O Fortaleza voltou a vencer após três jogos e conseguiu a segunda vitória como visitante: a primeira foi sobre a Chapecoense (3 x 1, de virada), na quinta rodada. O CSA permanece em penúltimo com 8 pontos, após a terceira derrota como mandante e o oitavo jogo sem vencer. Tem o pior ataque, com apenas 3 gols, e a terceira pior defesa, igual à do Cruzeiro, com 22 gols em 14 rodadas. As piores são as da Chapecoense (27) e do Fluminense (24).

CSA 0 x 2 FORTALEZA, décimo terceiro jogo do Brasileirão 2019 em que o placar não foi alterado no segundo tempo. O Fortaleza havia ganho (2 x 1) do Cruzeiro, na nona rodada, e perdido (2 x 1) do Ceará na décima terceira rodada, assim como, na noite de ontem (12) ganhou (2 x 0) do CSA, com os gols de Bruno Melo e Edinho no primeiro tempo.

BEM SUPERIOR – O Fortaleza, campeão do Ceará e do Nordeste, fez 1 x 0 logo aos 5 minutos, em cabeçada de Bruno Melo, após falta batida por Juninho, e ampliou aos 37 com Edinho, ex-CSA, que aproveitou o lançamento de Romarinho e a falha do lateral Carlinhos. O melhor do CSA, foi o chute de Alecsandro, aos 43, no travessão.

CSA – Jordi, Apodi (Dawhan, 18 do segundo tempo), Alan Costa, Luciano Castan e Carlinhos; João Vítor, Jean Cleber, Didira (Euller, 13 do segundo tempo) e Jonatan Gomez; Ricardo Bueno (Bustamante, intervalo) e Alecsandro. Técnico – Argel Fucks. O próximo jogo do CSA será com o Fluminense, domingo (18), às 16 horas, no Maracanã.

FORTALEZA – Felipe Alves, Gabriel Dias, Juan Quintero, Roger Carvalho e Bruno Melo; Felipe, Juninho, Mariano Vazquez (Marlon, 32 do segundo tempo) e Romarinho (André Luis, 39 do segundo tempo); Edinho (Osvaldo, 14 do segundo tempo) e Wellington Paulista. Técnico – Marconne Montenegro, do time sub-20 e assistente-técnico permanente. Ele dedicou a vitória a Rogério Ceni: “Aprendi bastante com ele” – resumiu.

ZÉ RICARDO, o novo técnico do Fortaleza, será apresentado nesta terça (13) e estreará no comando do time no próximo sábado (17), no estádio Castelão, com o Internacional. Seu último trabalho foi no Botafogo, de 4 de agosto de 2018 a 12 de abril de 2019. Antes, foi campeão carioca no Flamengo em 2017 e dirigiu o Vasco em 2017 e 2018.

ÍDOLO DE PARACURU – Autor do primeiro gol dos 2 x 0 no CSA, o lateral Bruno Melo, de 26 anos, 1,83m, é o ídolo de Paracuru, único município do interior cearense banhado pelo mar, com 20 km de litoral, delineado por belíssimas dunas e praias, a 85 km da capital Fortaleza. Paracuru – Mar de cascalho, na língua tupi – é também onde nasceu Silvana Lima, brasileira que se destaca na Liga Mundial de Surfe. 

QUATRO CARTÕES – O engenheiro Gilberto Castro Júnior, recifense de 39 anos, árbitro da Federação Pernambucana, teve atuação muito boa, acompanhando e interpretando bem os lances, sempre de perto. Advertiu quatro com cartão amarelo: Alan CostaJoão Vítor e Didira, do CSA, e Gabriel Dias. Raridade no estádio Rei Pelé, em Maceió, é a informação de renda e público dos jogos.

139 JOGOS, 331 GOLS – Com os 2 x 0 do Fortaleza sobre o CSA, a décima quarta rodada foi concluída com 31 gols (12 no primeiro tempo) e o Brasileirão 2019 registra 331 gols em 139 jogos, com a média de 2.38 gols por jogo. Os times com o mando de campo ganharam 73 jogos, os visitantes venceram 29 e houve 37 empates. Vasco e Fortaleza foram os visitantes que ganharam na rodada.

Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas