Três dias depois de ter levado a virada do Flamengo, o Fortaleza aproveitou a fragilidade dos reservas do Grêmio e venceu (2 x 1) de virada, no primeiro jogo deste sábado (19), no estádio Castelão. Com 31 pontos, o campeão cearense ultrapassou Fluminense (29) e Botafogo (30). Os gols da virada do Fortaleza foram marcados em seis minutos.

FESTA DUPLA – Os trinta mil torcedores fizeram a festa em dose dupla no Castelão: na véspera, o Fortaleza EC completou 101 anos de fundação, e o técnico Rogerio Ceni chegou aos 100 jogos como ídolo ao levar o time aos títulos de campeão da Série B em 2018, campeão cearense e campeão da Copa do Nordeste em 2019.

ARTILHEIRO – Após cumprir suspensão, Wellington Paulista voltou muito bem ao time: marcou o gol de empate aos 35 e fez o cruzamento para Osvaldo marcar o da vitória aos 41. Wellington Paulista é o terceiro artilheiro do Brasileirão, com 10 gols, junto com Eduardo Sasha, do Santos, e Arrascaeta, do Flamengo.

SOB PRESSÃO – Mesmo sem a maioria dos titulares, o Grêmio iniciou pressionando o Fortaleza e mereceu o gol de abertura, logo aos 10 minutos, com o zagueiro Paulo Miranda completando a falta batida pelo lateral Rafael Galhardo. O Fortaleza voltou com postura ainda mais firme depois do intervalo e soube manter a vantagem.

FORTALEZA – Felipe Alves, Gabriel Dias, Quintero, Paulão e Carlinhos; Felipe (Kieza, 25 do segundo tempo), Juninho, Edinho (Nenê Bonilha, 15 do segundo tempo) e Osvaldo; Wellington Paulista e Romarinho (Marlon, 25 do segundo tempo). O próximo jogo é sábado (26) com o Cruzeiro, no Mineirão. 

GRÊMIO – Phelipe, Rafael Galhardo, Paulo Miranda, David Braz e Juninho Capixaba; Rômulo, Thaciano e Michel (Patrick, 16 do segundo tempo); Luciano (Diego Tardelli, 34 do segundo tempo), André (Everton, 26 do segundo tempo) e Pepê. O próximo jogo é com o Botafogo, domingo (27), na Arena Grêmio.

VIRADA 23 – Fortaleza 2 x 1 Grêmio foi a vigésima terceira virada do Brasileirão 2019. A segunda virada do Fortaleza, que no turno, como visitante, ganhou (3 x 1) da Chapecoense. No turno, em casa, o Fortaleza levou virada (3 x 1) do Corinthians, e no returno, 4 x 1 do Atlético Paranaense, em Curitiba, e 2 x 1 do Flamengo, em Fortaleza.O GRÊMIO levou a segunda virada, depois de perder (5 x 4) do Fluminense, em jogo de duas viradas, na Arena Grêmio. A única vitória de virada do bicampeão gaúcho foi sobre o Vasco (2 x 1), na Arena Grêmio, no turno.

EXPULSÃO – O árbitro André Luiz Castro, da Federação Goiana e do quadro nacional da CBF, expulsou o lateral-direito Rafael Galhardo, do Grêmio, aos 50 do segundo tempo, por reclamação. André, único do Grêmio comcartão amarelo, está fora do próximo jogo, o mesmo acontecendo com o lateral Carlinhos, do Fortaleza, que teve mais três advertidos: Gabriel Dias, Kieza e Marlon.  R$208.741,00. 26.124 pagantes no Castelão.

Foto: Metrópoles