Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press

Embora ainda faltando nove rodadas, o Fortaleza vai garantir o Ceará na Série A do Brasileirão, após a décima sexta vitória (2 x 1) em 29 jogos, na noite desta terça (25) sobre São Bento, de Sorocaba (SP), diante de 26.968 pagantes na Arena Castelão, na capital cearense. O time do técnico Rogerio Ceni, ex-goleiro do São Paulo, já saiu para o intervalo com 2 x 0, gols do meia Marlon aos 15 e do zagueiro Diego Jussani aos 26. Aos 2 do segundo tempo, Francis fez o gol do São Bento, que voltou a perder depois de quatro jogos.

SETE PONTOS – O Fortaleza abriu sete pontos de vantagem sobre o vice-lider Goiás e o CSA, terceiro com 46, e oito sobre o Avaí, quarto com 45 pontos. O tricolor cearense obteve a segunda vitória consecutiva no Castelão, depois de 2 x 0 no Vila Nova, consolidando a liderança com 53 pontos, 16 vitórias, 5 empates, 8 derrotas, 43 gols marcados e 28 gols sofridos. Tem o ataque mais positivo e a terceira defesa menos vazada, depois de Vila Nova (20) e Ponte Preta e Avaí (25).

ARTILHEIRO – O Fortaleza tem o vice-artilheiro da Série B, Gustavo Henrique, 24 anos, 1,89m, paulista de Taboão da Serra, emprestado pelo Corinthians. Ele marcou 10, dois a menos que Lucão, do Goiás, 27 anos, nascido em Brasília e que jogava no Criciúma, e o veterano Dagoberto, paranaense, 35 anos, ex-São Paulo, Cruzeiro, Inter e Vasco, em fim de carreira no Londrina. Lucão e Dagoberto estão dividindo a artilharia da Série B com 12 gols após 26 rodadas.

OUTUBRO – O líder Fortaleza só volta a jogar na primeira sexta (5) de outubro, em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, a 260 km da capital Porto Alegre. O jogo será no estádio Bento Freitas com o Brasil, décimo quinto com 36 pontos, que na noite dessa terça (25) ganhou (1 x 0), em Campinas, da Ponte Preta, que está em décimo com 38 pontos. O jogo seguinte, dia 13, também será como visitante, na Arena Barueri, com o  Oeste.

CASA E FORA – Nos sete jogos restantes, o Fortaleza fará dois consecutivos em casa, com o Paysandu e a Ponte Preta; mais dois fora com o Atlético Goianiense e o Avaí, e dois em Fortaleza com o CSA e o Juventude. O jogo da última rodada será com o Coritiba, no estádio Couto Pereira, na capital do Paraná.

LIDERANÇA – Além do ajuste técnico e tático do time, tem sido muito importante a liderança de Rogerio Ceni, 45 anos, contratado no início do ano. Maior goleiro-artilheiro do mundo, com 132 gols em 1.237 jogos pelo São Paulo, de 1990 a 2015, ele marcou 61 de falta, 70 de pênaltis e 1 gol com bola rolando, além de 8 assistências.

Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press

ROGERIO CENI detém o recorde de jogador que mais atuou pelo mesmo clube – 601 jogos com a camisa 01 do São Paulo, único de sua vitoriosa carreira -, superando o ponta inglês Ryan Giggs, que fez 589 gols pelo Manchester United. Rogerio assumiu o time do Fortaleza depois de dirigir o São Paulo em 2017 em 37 jogos.

FORTALEZA E.C. reúne a maior torcida do futebol cearense na faixa de 16 a 24 anos e entre os maiores de 60 anos. Com 41 títulos de campeão estadual, foi vice-campeão brasileiro da Série A em 60 e 68, e vice-campeão brasileiro da Série B em 2002 e 2004. Foi o décimo colocado no futebol brasileiro, nas Séries A, B, C e D em 2012, ano em que também teve o maior público do futebol cearense – 55.461 pagantes – no jogo com o São Paulo, campeão mundial daquele ano.

CENTENÁRIO – Fundado em 18 de outubro de 1918 por um grande esportista cearense, Alcides Santos, que se apaixonou pelo futebol durante o período em que estudou no College Stella, em Berna, capital da Suíça, o Fortaleza Esporte Clube vai comemorar seu centenário com muita festa durante o mês inteiro, a partir da próxima segunda-feira, 1 de outubro.