BARCELONA x REAL MADRID, o maior clássico da Europa e um dos maiores do mundo, será disputado pela primeira vez na Arábia Saudita, valendo pela Supertaça da Espanha, 4ª feira (12), no estádio Rei Fahd, da capital Riad. Embora os valores não tenham sido ainda divulgados, os sauditas pagarão uma fortuna aos clubes e à Real Federação Espanhola de Futebol, que conduziu todos os entendimentos. O cálculo é de 50 milhões de euros para cada clube.

O EX-ZAGUEIRO LUIS RUBIALES, de 42 anos, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, conseguiu aumentar o faturamento, dos clubes e da Federação, de 147 milhões de euros, em 2017, para 406 milhões de euros em 2021, e assegura que os valores poderão ser duplicados na sequência do trabalho de abrir as portas do mundo para o futebol espanhol: “Não queremos competir com ninguém, apenas mostrar que temos o maior potencial de todos”.

LUIS RUBIALES foi eleito em maio de 2008 e reeleito em setembro de 2020, com apoio dos clubes por suas iniciativas de tornar o futebol espanhol cada vez mais rentável. A situação econômica de alguns clubes, principalmente do Barcelona, fez com que ele agisse prontamente para evitar o caos. O Real Madrid recuperou a expansão, estando perto de concluir a obra de ampliação do estádio, que passará dos 100 mil lugares, e o Barcelona também vai entrar em expansão.

O CAMPEONATO ESPANHOL completou neste fim de semana a 20ª rodada com aumento significativo de público. O Real Madrid manteve a liderança com 49 pontos, ao golear o Valencia por 4 x 1, e o Sevilha, a vice-liderança com 44 e com menos um jogo, ao vencer também em casa o Getafe por 1 x 0, gol do atacante espanhol Rafa Mir, no estádio Ramon Sanchez Pizjuan. 

A COPA AFRICANA DE NAÇÕES teve abertura emocionante neste domingo (9), com a virada de Camarões por 2 x 1 sobre Burkina Faso, levando ao delírio 50 mil torcedores no estádio Olumbé, da capital Youandé, com três milhões de habitantes, no Centro-Sul do país. O meia Sangaré fez o gol de Burkina Faso, mas Camarões virou com dois gols do atacante Vincent Aboubakar, de 29 anos, bicampeão português 2017-18/2018-19 no Porto.

DIFERENÇA DE 1 PONTO – Na Itália, após 21 rodadas, o equilíbrio é a tônica do campeonato, liderado pela Inter de Milão, atual campeã, que conseguiu a oitava vitória consecutiva, com 2 x 1 sobre a Lazio, de Roma, no estádio Giuseppe Meazza, em Milão. O vice-líder Milan, com 48 pontos, ganhou fácil (3 x 0) do Venezia. A surpresa foi a goleada (6 x 2) que a Udinese sofreu em seu estádio Friulli para o Atalanta, da cidade de Bergamo.

O JOGO MAIS EMOCIONANTE do domingo (9) italiano foi de sete gols que a Roma e a Juventus fizeram no Estádio Olímpico da capital. Tammy Abraham fez 1 x 0 Roma e o argentino Dybala empatou. Na volta do intervalo, a Roma fez 3 x 1, com Mkhitaryan e Pellegrini, mas a Juventus virou, em menos de 10 minutos, com Locatelli, Kulusevski e De Sciglio. O técnico Mourinho, da Roma, foi à loucura no final quando Locatelli perdeu um pênalti.

BENFICA VENCE – Na 17ª rodada da Primeira Liga, o Benfica voltou a vencer (2 x 0), neste domingo (9), ao receber o Paços de Ferreira, no estádio da Luz, em Lisboa. O meia João Mario, no primeiro tempo, e o lateral-esquerdo espanhol Grimaldo marcaram os gols, que mantiveram os encarnados em 3º lugar com 40 pontos, a 4 do vice-líder Sporting, e a 7 do líder Porto. 

PSG BEM FOLGADO – Mesmo sem Messi, e ainda sem Neymar, que só deve voltar a jogar em fevereiro, o PSG manteve a liderança do Campeonato Francês com folga de 11 pontos, ao empatar fora de casa neste domingo (9) com o Lyon, 11º com 25 pontos. Lucas Paquetá fez o gol do Lyon aos 7, e o zagueiro alemão Thilo Kehrer empatou aos 31 do 2º tempo. O PSG tem 47 pontos e o vice-líder Nice, 36.

Foto: Tyc Sports