ÚNICO BRASILEIRO duas vezes campeão da Copa Sul-Americana, em 2018 e 2021, o Athletico Paranaense se classificou nos playoffs ao vencer o Cerro Porteño do Paraguai por 2 x 1, na noite de ontem (25), na Arena da Baixada, em Curitiba, e disputará as oitavas de final com o Belgrano, com o jogo de volta na Argentina.

O FURACÃO fez 1 x 0 logo aos 3 minutos, com o atacante uruguaio Gonzalo Mastriani, que retribuiu a assistência para o meia-atacante argentino Tomás Cuello marcar o 2º gol aos 14 do 2º tempo. O gol do Cerro foi do atacante paraguaio Fernando Fabian, aos 23 minutos. Cabanãs, lateral do Cerro, e o meia ítalo-argentino Bruno Zapelli foram expulsos.

O ATHLETICO tem o técnico mais jovem da Copa Sul-Americana de 2024, o ex-zagueiro uruguaio Martin Varíni, de 32 anos. Além do Athletico, só os argentinos Boca e Independiente e os equatorianos LDU e Del Valle ganharam duas vezes a Sul-Americana.

O SÃO PAULO foi campeão da Sul-Americana em 2012, e vice em 2022; a Chapecoense foi campeã em 2016, em ato de solidariedade do Nacional de Medellin, após o desastre aéreo em que morreram quase todos da delegação, em 28 de novembro.

OUTROS CINCO brasileiros foram finalistas, mas ficaram com o vice: Fluminense (2009), Goiás (2010), Ponte Preta (2013), Flamengo (2017) e Fortaleza, atual vice-campeão, que perdeu a decisão de 2023 para a LDU, nos pênaltis, em Maldonado, no Uruguai.

NO OUTRO JOGO da noite de ontem (25), o Cuiabá foi eliminado em casa pelo Palestino do Chile por 2 x 1, na Arena Pantanal. O paraguaio Junior Marabel e o argentino Gonzalo Sosa fizeram os gols do time chileno, e o atacante André Luis marcou o gol do Cuiabá.

AS OITAVAS DE FINAL serão em agosto, e das cinco equipes brasileiras, só o Athletico Paranaense fará o 2º jogo fora com o argentino Belgrano. O Corinthians decidirá em casa com o Bragantino, tal como o Fortaleza com o Rosário da Argentina, e o Cruzeiro com o Boca Juniors.

Fotos: José Tramontin/Athletico e OGol