Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Atlético Paranaense escapou de levar a virada do Júnior de Barranquilla no primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana, que terminou 1 x 1, na noite de ontem (5), diante de 38 mil torcedores, no Estádio Metropolitano Roberto Melendez, no norte da Colômbia. Pablo marcou o gol do Atlético aos cinco do segundo tempo e Yony Gonzalez empatou aos oito. O zagueiro Rafael Perez perdeu pênalti, que chutou no travessão, e o goleiro Santos fez defesa milagrosa no minuto final dos acréscimos.

 

PRORROGAÇÃO – Se voltarem a empatar, por qualquer placar, no jogo da próxima quarta (12), na Arena da Baixada, em Curitiba, Atlético Paranaense e Júnior Barranquilla disputarão prorrogação de meia hora, e se persistir o empate, a decisão será nos pênaltis.

 

EMPATE JUSTO – Mesmo que o Júnior Barranquilla tenha tido mais volume de jogo e ficado mais tempo no campo de defesa do Atlético Paranaense, o 1 x 1 se ajustou bem ao jogo, em que os times se soltaram mais no segundo tempo. Logo aos quatro minutos, em contra-ataque, Nikão deu passe de canhota para Pablo finalizar de pé direito, da altura da marca do pênalti, entre o goleiro Viera e a trave esquerda.

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

REAÇÃO – O Júnior Barranquilla teve reação imediata, empatando três minutos depois, após duas bolas rebatidas de cabeça pela defesa do Atlético Paranaense, até que Yony Gonzalez, com uma virada de canhota, marcou o gol no ângulo direito de Santos, aos oito minutos, sem que o goleiro nada pudesse fazer. 

 

PÊNALTI – O atacante Rony, que substituiu Pablo, cometeu pênalti no lateral-direito Piedrahita, que estava deslocado pelo setor  esquerdo. O pênalti foi marcado em cima do lance pelo árbitro peruano Diego Haro, que teve atuação sem falha. Na cobrança, o zagueiro Rafael Perez chutou com muita força e a bola foi ao travessão.

 

BELA DEFESA – O Júnior Barranquilla continuou pressionando e no minuto final dos acréscimos, aos 49, o goleiro Santos impediu a virada com uma bela defesa no canto direito, após chute bem forte e bem colocado, da entrada da área, do meia Barrera. Foi o segundo lance de sorte, em pouco mais de 20 minutos, do Atlético Paranaense.

 

JÚNIOR – Viera, Piedrahita, Jefferson Gomez, Rafael Perez e Gutierrez; Narvaez (Hernandez, 39 do segundo tempo), James Sanchez (Daniel Moreno, 25 do segundo tempo), Barrera e Cantillo; Yony Gonzalez (Luis Ruiz, 22 do segundo tempo) e Luis Dias. Técnico – Julio Comensaña. Cartão amarelo – Rafael Perez.

 

ATLÉTICO – Santos, Jonathan, Tiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Bruno Guimarães, Lucho Gonzalez (Marcinho, 41 do segundo tempo), Rafael Veiga (Wellington, 33 do segundo tempo) e Nikão; Marcelo Cirino e Pablo (Rony, 16 do segundo tempo). Técnico – Tiago Nunes. Cartões amarelos – Léo Pereira, Tiago Heleno e Bruno Guimarães.