Gabriel Barbosa – o Gabigol – é o novo artilheiro do Brasileirão 2018, com 12 gols, ultrapassando Pedro(10), do Fluminense, em recuperação e sem prazo para voltar, ao fazer os dois gols da vitória (2 x 0) do Santos sobre o lanterna Paraná, na noite deste domingo (9), no estádio Durival de Brito, na Vila Capanema, em Curitiba. O Santos subiu duas posições e terminou a vigésima quarta rodada – com um jogo a menos, com o Vasco – em oitavo com 31 pontos.

AMARELO – Os dois gols foram no segundo tempo. Gabriel aproveitou a rebatida do goleiro Richard, após chute do lateral Victor Ferraz e fez o primeiro aos seis minutos, marcando o segundo aos 32, após cruzamento do meia paraguaio Delis Gonzalez. Na comemoração, ele fez sinal para os torcedores do Paraná ficarem em silêncio e recebeu cartão amarelo do árbitro Dewson Freitas da Silva, da Federação Paraense e da FIFA.

OITO JOGOS – Desde a volta do técnico Cuca, o Santos está sem perder há oito jogos e não sofreu gol nos últimos sete. O time ampliou o saldo de gols para cinco, com 28 marcados e 23 sofridos, após 8 vitórias, 7 empates, 8 derrotas. Jogadores e comissão técnica terão a semana para trabalhar para o clássico de domingo (16) com o São Paulo, na Vila Belmiro. Dos 12 jogos como visitante, foi apenas a terceira vitória do Santos, que perdeu seis.

EXPULSO – O técnico Claudinei Oliveira, do Paraná, foi expulso após o segundo gol, depois de discutir com o lateral Victor Ferraz, por causa de uma dividida entre o volante Alex, do Paraná, e o meia Bryan Ruiz. O treinador chegou a ameaçar o lateral. Depois de seis empates (quatro 1 x 1 e dois 0 x 0), foi só a terceira derrota do Paraná, em casa, onde ganhou do Fluminense (2 x 1) e do Bahia e América Mineiro (1 x 0). Próximo jogo, sábado (15), em Porto Alegre, com o Grêmio.

MAIS UM 0 x 0 – América Mineiro e Ceará fizeram jogo sem inspiração e mereceram o castigo do 0 x 0 – quarto do América em seis empates e também o quarto do Ceará, segundo como visitante -, neste domingo (9), no estádio Independência, em Belo Horizonte. O América desceu uma posição e terminou a rodada em décimo com 30 pontos, perdendo para o Corinthians no saldo de gols. O Ceará, com 24 pontos, em antepenúltimo.

Foto: site footmercato net