Gabriel Jesus / BBC.COM
O atacante Gabriel Jesus, da seleção brasileira, conseguiu fazer, pela primeira vez, dois gols em um jogo, depois de um ano no Manchester City, atual campeão e que assumiu a liderança provisória do Campeonato Inglês, ao ganhar (3 x 1) do Everton FC, de Liverpool, no Etihad Stadium, neste sábado (15). O primeiro gol foi aos 21 do primeiro tempo e o segundo aos 5 do segundo tempo. Calvert-Lewin marcou o gol do Everton aos 13 e Sterling fez o terceiro do City aos 23.
Com os dois gols deste sábado, Gabriel Jesus entrou no Top 5 dos brasileiros na Inglaterra. O primeiro é o meia Philipp Coutinho, com 54 gols, durante o período em que jogou no Liverpool (2013-18); o segundo, o atacante Roberto Firmino, com 56 gols, no Liverpool, desde 2015; o terceiro, o meia Juninho Paulista, com 15 gols, ex-Middlesbrough (95-97 e 2002-04), e o quarto, o meia Willian, com 27 gols, desde 2013 no Chelsea.
APAGADO – Enquanto a estrela de Gabriel Jesus voltou a brilhar, a de Richarlison, ex-Fluminense, mostrou-se apagada. O atacante até chegou a ter três chances, mas nas duas mais claras acabou isolando a bola. O Everton parou nos 22 pontos e deve cair pelo menos uma posição ao término da décima sétima rodada.
BOMBARDEIO – Quem viveu um drama quase sem fim na tarde deste sábado (15) foi o Tottenham, de Londres, que penou muito para ganhar (1 x 0) do modesto Burnley, décimo sétimo com 12 pontos, ao sofrer a décima primeira derrota em 17 jogos. O time do técnico argentino Maurício Pochettino só fez o gol aos 46 do segundo tempo, após bela triangulação de Harry Kane, Delle Ali e o dinamarquês Christian Eriksen, tirando a chance do goleiro Joe Hart, que havia feito defesas notáveis.
O Tottenham mantém o terceiro lugar com 39 pontos – 13 vitórias, 4 derrotas, 31 gols marcados e 16 sofridos – e outra vez contou com o apoio maciço de seus torcedores no estádio de Wembley.
ÚNICO INVICTO – O Liverpool, do técnico alemão Jurgen Klopp, único invicto da Premier League, precisa ganhar neste domingo (16) do Manchester United, sexto com 26 pontos, para seguir na liderança. O jogo será no Anfield Road, em Liverpool, sempre com os 54 mil lugares ocupados. Fora de casa, o Chelsea FC, do técnico italiano Maurizio Sarri, com 34 pontos, depende da vitória para continuar em quarto lugar. O jogo é com o Brigthon, décimo terceiro com 21 pontos.