AO LEVAR A VIRADA DO GIL VICENTE por 2 x 1, que o venceu pela primeira vez no estádio do Dragão, neste domingo (26), o Porto não só decepcionou os 40 mil torcedores, como perdeu a chance de diminuir para cinco pontos a vantagem do líder Benfica, que venceu o Vizela por 2 x 0 e continuou com mais oito (59 a 51).
O IRANIANO TAREMI marcou o gol do Porto logo aos 4 minutos, mas o Gil Vicente virou ainda no 1º tempo, com o espanhol Fran Navarro, vice-artilheiro do campeonato, aos 27, e o ponta gaúcho Murilo Souza, de 28 anos, convertendo pênalti aos 48. Fran Navarro é o principal artilheiro da história do Gil Vicente.
O BRAGA, COM 49 PONTOS, pode tirar o Porto da vice-liderança, se vencer o Vitória de Guimarães (5º), nesta 2ª feira (27), no estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães. Na derrota para o Gil Vicente, o Porto terminou com 9, pelas expulsões do lateral português João Mario e do meia colombiano Mateus Uribe.
O GIL VICENTE FC é de Barcelos, distrito de Braga, região do Minho, e foi fundado em 1924, por jovens que se reuniam na praça do teatro, com o nome do primeiro grande dramaturgo e poeta português. Mas o Galo de Barcelos, símbolo de Portugal no mundo, mantém relação mais forte, graças a uma lenda do período medieval.
UM HOMEM, condenado à forca, jurou inocência, e antes de ser conduzido à área do enforcamento, conseguiu ser recebido pelo juiz que o condenou. Diante de um galo assado, levado por um amigo, disse: “É tão certo eu estar inocente, como é certo esse galo cantar quando me enforcarem”. O juiz se sensibilizou e o livrou.
Foto: Maisfuteol – IOL