O BRASIL FAZ NESTA 6ª FEIRA (23) o quinto jogo com a seleção de Gana, que está no Grupo H de sua quarta Copa do Mundo, com Portugal, Coreia do Sul e Uruguai. Gana é velho e bom freguês: perdeu todos os quatro jogos, sofreu 13 gols e só marcou 2, no primeiro dos quatro amistosos, goleado por 8 x 2, em março de 96.
O BRASIL INICIA com Alisson, Militão, Marquinhos, Tiago Silva e Alex Telles; Casemiro (c), Paquetá e Neymar; Vinicius Jr, Raphinha e Ricarlison. É o penúltimo amistoso antes da estreia na Copa do Mundo em que Tite será o terceiro técnico a dirigir a seleção em duas Copas seguidas, depois de Zagallo (70-74) e Telê (82-86).
OTTO ADDO, de 47 anos, é o técnico alemão de Gana, com seis que jogam em times ingleses modestos, com exceção do meia Kudus, de 22 anos, do Arsenal. Aidoo, de 26 anos, é zagueiro do Celta de Vigo; o meia Fatawu, de 18 anos, é do Sporting de Portugal, e o atacante Ayew, de 31 anos, do Crystal Palace, é filho de Abedi Pelé.
O 100º JOGO DO BRASIL em Copa do Mundo foi o da vitória sobre Gana por 3 x 0, gols de Adriano, Zé Roberto e o 15º de Ronaldo Fenômeno, que se tornou o maior artilheiro das Copas, na 5ª feira, 27 de julho de 2006, diante de 65 mil torcedores, no Signal Iduna Park, em Dortmund. O único Brasil x Gana em Copa.
NOS DOIS AMISTOSOS mais recentes, o Brasil venceu por 1 x 0, gol de Vagner Love, em 27 de março de 2005, no estádio de Rasunda, em Estocolmo. E por outro 1 x 0, gol de Leandro Damião, em 5 de setembro de 2011, no Craven Cottage Stadium, em Londres. A tendência é de nova vitória nesta 6ª feira (23), na França.
MIKAEL LESAGE, árbitro francês de 47 anos, sem nível internacional, apitará Brasil x Gana. Os ingressos também estão esgotados para o amistoso da próxima 3ª (27), com a Tunísia, no Parque dos Príncipes, em Paris, com o dobro da capacidade.
Imagem: Youtube