Com um chute despretensioso e fraco do meia Ganso, de fora da área, que o goleiro Cassio aceitou como um dos maiores frangos do turno do Brasileirão 2019, aos 40 do primeiro tempo, o Fluminense saiu do rebaixamento e tirou o Corinthians do G4, na tarde deste domingo (15), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. R$1.444.560,00. 15.733 pagantes.

POR UMA VITÓRIA – O Fluminense saiu do rebaixamento por ter mais uma vitória (5 a 4) que o Cruzeiro, de vez que estão iguais em pontos (18). O Fluminense com menos empates (3 a 6), mas com mais derrotas (11 a 9), e ambos com saldo negativo de gols: o do Fluminense é de menos 8 (21 a 29) e o do Cruzeiro de menos 12 (16 a 28).

ASSUMIU – Cassio teve postura e assumiu a culpa no gol. Durante o aquecimento, ele levou bolada forte no rosto e precisou de atendimento, mas ao sair no intervalo disse: “Assumo a culpa. Meu erro nada teve a ver com o que aconteceu antes do jogo”. Cassio foi pouco exigido no segundo tempo, quando o Corinthians dominou e teve chances.

VERGONHA – Inaceitável que a organização do principal campeonato de clubes do país consinta na realização de jogos em um gramado de péssima qualidade como o do estádio de Brasília. A alegação de que está ressacado por não chover há três meses na cidade é argumento sem base. O interesse comercial se sobrepõe à qualidade técnica do espetáculo.

FLUMINENSE – Muriel, Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Yuri Lima (Dodi, 18 do segundo tempo), Alan (Frazan, 48 do segundo tempo), Ganso (Pablo Diego, 35 do segundo tempo) e Nenê; João Pedro e Yony Gonzalez. O técnico Oswaldo Oliveira foi advertido com cartão amarelo, por reclamação, aos 40 do segundo tempo.

Com 18 pontos – 5 vitórias, 3 empates, 11 derrotas, 21 gols a favor e 29 contra -, o Fluminense terminou o turno em décimo sexto e abre o returno com o Goiás, domingo (22), no Serra Dourada. Em 10 jogos com o mando de campo, ganhou 3, perdeu 5 e empatou 2, marcando e sofrendo 9 gols. 

CORINTHIANS – Cassio, Fagner, Bruno Mendez, Gil e Carlos Augusto; Gabriel (Vagner Love, 27 do segundo tempo), Júnior Urso (Jadson, 16 do segundo tempo), Mateus Vital e Janderson; Pedrinho e Gustavo (Mauro Boselli, 33 do segundo tempo). Técnico – Fábio Carille.

Com 32 pontos – 8 vitórias, 8 empates, 3 derrotas, 21 gols a favor e 12 gols contra -, o Corinthians saiu do G4 e terminou o turno em quinto lugar, um ponto abaixo do Internacional (33), que subiu duas posições e é o quarto colocado. O trocampeão paulista abre o returno com o Bahia, sábado (21), na Arena Corinthians.

O Corinthians ainda não havia perdido depois da pausa do Brasileirão para a Copa América. A derrota para o Fluminense foi a primeira depois de nove jogos. A última havia sido para o Santos (1 x 0), em jogo da nona rodada, dia 12 de junho, na Vila Belmiro.

CINCO CARTÕES – O meia Júnior Urso foi o único do Corinthians advertido com cartão amarelo pelo árbitro Jean Pierre Lima, da Federação Gaúcha e do quadro da CBF. O Fluminense, além do técnico, teve quatro advertidos: o goleiro Muriel, o lateral Gilberto, o volante Yuri Lima e o zagueiro Nino, suspenso do próximo jogo.

190 JOGOS, 435 GOLS – O turno do Brasileirão 2019 registrou 435 gols em 190 jogos, média de 2.28 gols por jogo. Os placares mais registrados: 1 x 0 em 45 jogos; 2 x 1 em 31 jogos; 2 x 0 e 1 x 1 em 23 jogos. 0 x 0 em 20 jogos. Os demais resultados não chegaram aos dois dígitos. Mando de campo – 96 vitórias; visitantes – 45 vitórias; empates – 49.

Foto: Jovem Pam