Leandro Pedro Vuaden, de 45 anos, da Federação Gaúcha, apitará o primeiro Fla-Flu de 2021, na próxima quarta (6), no Maracanã, pela vigésima oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo é terceiro com 49 pontos em 26 jogos – 14 vitórias, 7 empates, 5 derrotas, saldo de 11 gols (46 a 35) – e o Fluminense é sétimo com 40 pontos em 27 jogos, com 11 vitórias, 7 empates, 9 derrotas, saldo de 6 gols (37 a 31).

ROCA SALES – Árbitro de quatro finais do Gaúcho e de decisões em outros estados, Vuaden é de Conventos Vermelhos, município a 143 km da capital Porto Alegre, que passou a se chamar Roca Sales, em 1899, depois da visita de Julio Roca, sétimo presidente da Argentina, retribuída em 1990 pelo paulista Campos Sales, quarto presidente do Brasil (1898-1902). Os sobrenomes dos presidentes foram adotados na mudança do nome do município, rico em agricultura e agropecuária.

EUROPEU – Leandro Vuaden sempre mereceu elogios por adotar o estilo de arbitragem dos europeus, que aplicam muito a lei da vantagem, evitando interromper o jogo. Embora rigoroso na manutenção da disciplina, não é dos que usam cartão para advertir por qualquer falta. A maioria dos jogadores do Campeonato Brasileiro, de acordo com os dados mais recentes, gosta do seu modo de apitar e de se comunicar, sempre em nível elevado.

EXPLICAÇÃO – Na mesma noite, o jogo do líder São Paulo com o Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, a 88 km da capital, será apitado por Luis Flávio Oliveira, da Federação Paulista. A Comissão de Arbitragem da CBF, presidida pelo correto Leonardo Gaciba, continua devendo uma explicação: por que escala árbitro paulista em jogos de paulistas e não escala árbitros cariocas em jogos de cariocas.

BOTAFOGO x ATHLETICO Paranaense, quarta (6), no estádio Nilton Santos, será apitado pelo catarinense Rodrigo Dalonso Ferreira. Na mesma noite, no estádio Couto Pereira, Wagner Magalhães, da Federação do Rio de Janeiro, dirigirá Coritiba, último x Goiás, antepenúltimo. Grêmio x Bahia, na Arena Grêmio, terá arbitragem de Ramon Abatti Abel, da Federação Catarinense, e Sport x Fortaleza, na Ilha do Retiro, em Recife, será apitado pelo paulista Flavio Rodrigues Souza.

QUINTA-FEIRA (7), Felipe Fernandes Lima, da Federação Mineira, será o árbitro de Ceará x Internacional, na Arena Castelão, e o jogo da volta de Vanderlei Luxemburgo ao Vasco, na mesma noite, com o Atlético Goianiense, no Estádio Olímpico de Goiânia, será apitado por Savio Sampaio, da Federação de Brasília.

Foto: Diário do Peixe