O VASCO SOUBE APROVEITAR o tropeço do Cruzeiro, que perdeu para o Guarani por 1 x 0 em Campinas, e está só a quatro pontos do líder da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022, a duas rodadas do final do turno, ao ganhar do Criciúma por 1 x 0, gol de Raniel, de pênalti, aos 8 minutos do 1º tempo, na noite de hoje (9), no estádio Heriberto Hulse. O vice-líder Vasco tem 34 pontos e o líder Cruzeiro, 38.

FOI A NONA VITÓRIA DO VASCO, sexta por 1 x 0 (2ª como visitante), sem sofrer gol em 12 dos 17 jogos, com 7 empates e a única derrota, fora de casa, para o Novorizontino por 2 x 0. Mesmo sem ter feito uma grande exibição, o Vasco mereceu a vitória em Criciúma porque soube garantir o resultado, que conseguiu logo aos oito minutos, na cobrança do pênalti em que Raniel deslocou o goleiro Gustavo.

NA AUSÊNCIA DE NENÊ pelo segundo jogo consecutivo, recuperando-se de edema na panturrilha, Andrey comandou o meio-campo, criou o lance do pênalti, ao ter o cruzamento desviado com a mão pelo zagueiro Kadu, e merecia o gol ao acertar a trave com uma cabeçada. O jogo teve 17 finalizações, com o Vasco mais objetivo em oito do que o Criciúma em nove. 

O VASCO SÓ TEM A LAMENTAR que seus únicos pendurados – Thiago Rodrigues, Andrey e Figueiredo – tenham sido advertidos com o terceiro cartão amarelo e estejam fora do próximo jogo, sábado (16), no Castelão, em São Luis do Maranhão, com o Sampaio Corrêa. O zagueiro Anderson, capitão do time, voltou bem na vitória em Criciúma, após cumprir suspensão no 0 x 0 com o Sport.

THIAGO RODRIGUES, Leo Matos, Quintero, Anderson e Riquelme (Luis Henrique); Yuri, Andrey (Zé Gabriel), Palacios (Mateus Barbosa) e Erick; Raniel (Getulio) e Figueiredo (Zé Santos) – o vice-líder Vasco da 9ª vitória em 17 jogos, com saldo de 10 gols (17 a 7) e 2ª defesa menos vazada, igual à do Grêmio, com 5 gols sofridos. O Vasco tem 4 pontos de vantagem sobre o Bahia, 3º com 30, e 5 sobre o Grêmio, 4º com 29.

NOS ÚLTIMOS JOGOS DA NOITE de hoje (9), o Sport manteve o 5º lugar, com 25 pontos, ao vencer em casa o Londrina por 2 x 0. O Tombense subiu ao 6º lugar, com 25 pontos, com 2 x 1, em casa, na Chapecoense, e o Sampaio Corrêa manteve o 10º lugar, com 22 pontos, ao vencer em casa o Ituano por 2 x 0. Poveda fez o 1º gol e divide a vice-artilharia com Diego Souza, do Grêmio, com 7. Lucca, da Ponte Preta, é o artilheiro com 8 gols.

TERCEIRA DERROTA DO LÍDER CRUZEIRO

O ZAGUEIRO MATEUS LUDKE, catarinense de 21 anos, marcou o gol da terceira vitória do Guarani, aos 12 minutos do 1º tempo, que impôs ao líder Cruzeiro a terceira derrota como visitante, no jogo das 11 da manhã deste sábado (9), no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. O Cruzeiro havia perdido na estreia para o Bahia por 2 x 0 e na 12ª rodada para o Vasco.

A TERCEIRA VITÓRIA, segunda em casa, não tirou o Guarani do rebaixamento: 18º com 17 pontos, 6 derrotas, 8 empates, saldo negativo de oito gols (11 a 19). As outras duas vitórias do Guarani foram em casa sobre o Criciúma por 1 x 0, na 4ª rodada, e como visitante sobre o Novorizontino por 2 x 1, na 12ª rodada. O Guarani comemorou, mas não teve o 2º gol confirmado pelo árbitro gaúcho Jean Pierre Lima, aos 36 do 2º tempo, mesmo após rever no VAR a bola transpor claramente a linha do gol.

A DERROTA LIGOU O SINAL DE ALERTA do Cruzeiro, que decide 3ª feira (12) a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil com o Fluminense, que venceu o jogo de ida por 2 x 1 no Maracanã. Recordista da Copa do Brasil com seis títulos, o Cruzeiro precisa vencer por dois gols para se classificar. Se vencer por um, decide em pênaltis. O Fluminense tem a vantagem do empate.

Foto: Daniel Ramalho / Vasco / Lance