Escolha uma Página

Foto:  Folha, UOL / Marco Bertorello/AFP

Menos de três minutos depois de substituir o francês Dembélé, o atacante Malcom fez o gol que classificou o Barcelona para as oitavas de final da Liga dos Campeões, no empate (1 x 1) com a Inter, na noite desta terça (6), no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, norte da Itália. Malcom é paulistano, 21 anos, 1,71m, formado na base do Corinthians, que o vendeu em 2016 para o Bordeaux por cinco milhões de euros. Ele saiu em 2018 para o Barcelona, comprado por 41 milhões de euros!

Malcom não conseguiu segurar a emoção e chorou ao comemorar o gol, muito especial não só pelo resultado, que manteve o campeão espanhol na liderança do Grupo B e com a classificação certa para as oitavas de final, mas por ser um jogador que tem tido poucas oportunidades. O Barcelona, único invicto, lidera o grupo com 10 pontos em quatro jogos – 3 vitórias, 1 empate – e com o ataque mais positivo (11) e a defesa menos vazada (3).

BOM DESTACAR que o gol de Malcom teve a participação especial do meia carioca Philippe Coutinho, revelado nas divisões de base do Vasco. O apoiador Arthur, ex-Grêmio, ao contrário de outros jogos, não teve desempenho tão bom e foi substituído na metade do segundo tempo pelo chileno Arturo Vidal.

SEM MESSI – O craque viajou com o time, mas permaneceu na reserva, embora já liberado para os treinos e jogos, após a fratura no cotovelo. É possível que retorne no próximo domingo (11), quando o Barcelona defenderá a liderança do Campeonato Espanhol no jogo com o Bétis.

CASA ARROMBADA – Mesmo chocado com a notícia que recebeu horas antes do jogo – o arrombamento de sua casa, em Barcelona, na noite em que viajou para a Itália -, o lateral Jordi Alba teve atuação firme, participando da maioria das jogadas ofensivas. O Barcelona dominou a maior parte do jogo, principalmente no primeiro tempo, mas o goleiro Samir Handanovic, esloveno, 34 anos, 1,93m, estava em noite muito inspirada.

GOL DE EMPATE – Cinco minutos depois de Malcom fazer o gol do Barcelona, a Inter de Milão empatou com o gol do argentino Mauro Icardi, 25 anos, 1,81m, no clube desde 2013 e já se aproximando dos 200 jogos e dos 150 gols. Icardi recebeu passe preciso do também argentino Lautaro Martinez, fez um giro e finalizou sem chance de defesa para o bom goleiro alemão Ter Stegen. Um empate muito comemorado pela Inter, dominada quase o jogo inteiro.