Tiquinho Soares — Foto: EFE/EPA/JOSE COELHO

O atacante Tiquinho Soares, de 28 anos, 1,87m, natural de Souza, pequena cidade do sertão paraibano, fez o segundo gol do Porto nos 2 x 0 sobre o Vitória de Setúbal, no estádio do Dragão, onde o time manteve a liderança após 22 rodadas, na noite deste sábado (16). O gol foi de cabeça, aos 20 do segundo tempo, após escanteio do lateral-esquerdo Alex Telles. Com a décima sétima vitória o Porto soma 54 pontos, quatro a mais que o Benfica, que completa a rodada segunda (18) com o Rio Ave.

BEM BARATO – Soares, é assim que a crônica portuguesa passou a tratá-lo, abolindo o apelido Tiquinho, por ser baixo e franzino. O nome do atacante paraibano é extenso: Francisco das Chagas Soares dos Santos e ele custou pouco – 3.500 mil euros – ao Porto, que o comprou do Vitória de Guimarães, onde se destacou em 2016, depois de boa temporada, em 2014-16, no Nacional, da Ilha da Madeira. O contrato dele com os tripeiros, como o clube é chamado, por ser da terra da tripa à moda do Porto, vai até 2021.

MEXICANO – Soares tem excelente relacionamento com todos os companheiros e muito querido pelo técnico Sergio Conceição. Entre os bons amigos, o meia mexicano Hector Herrera, da mesma idade (28), que recebeu o cartão vermelho mais rápido da história da Liga dos Campeões, em seis minutos, depois de advertido com dois amarelos. Herrera foi comprado pelo Porto após ganhar a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos 2012, na final (2 x 1) com o Brasil, na inauguração do Estádio Olímpico de Londres. Foram deles as assistências para Oribe Peralta fazer os dois gols, o primeiro logo aos 29 segundos. Hulk fez o gol do Brasil.