Escolha uma Página

Na estreia do técnico Luis Enrique Martinez, ex-meio-campo do Real Madrid e do Barcelona, a Espanha ganhou (2 x 1) de virada da Inglaterra, diante de 81 mil torcedores no estádio de Wembley, nos arredores de Londres, na noite deste sábado (8), com os gols no primeiro tempo. Marcus Rashford fez o da Inglaterra aos 11, após cruzamento do lateral Shaw, e Saul Ñiguez empatou aos 13, com assistência do carioca Rodrigo Moreno, que aos 31 marcou o gol da virada, depois de falta batida pelo outro brasileiro naturalizado espanhol Tiago Alcântara, filho do lateral Mazinho, campeão do mundo em 94.

ÓTIMA ESTREIA – A virada da Espanha, em pleno Wembley, onde a Inglaterra quase não perde, marcou a ótima estreia do técnico da seleção da Espanha. Luis Enrique, de 48 anos, teve carreira marcante no meio-campo, campeão no Real Madrid – 213 jogos, 18 gols -, de 91 a 96, e no Barcelona – 300 jogos, 109 gols -, de 96 a 2004. Na seleção, medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona. Em toda a carreira, marcou 144 gols em 558 jogos.

TÍTULOS – Luis Enrique fez algumas mudanças, mas manteve os brasileiros naturalizados Rodrigo Moreno e Tiago Alcântara, e trocou o lateral Jordi Alba, do Barcelona, por Marcos Alonso, do Chelsea de Londres. A Espanha mostrou um futebol de alto nível, envolvendo a Inglaterra na maior parte do jogo com o toque de bola e a velocidade, caracteristicas principais do Barcelona, time modelo, o mais recente que o novo técnico da seleção dirigiu.

RODRIGO MORENO, de 27 anos, nascido no Rio em 6 de março de 91, começou na base do Flamengo aos 11 anos, mas logo no segundo ano foi para a Espanha, iniciando no Celta, da cidade de Vigo. A exemplo do que ocorre hoje com Vinícius Júnior, ele também fez estágio no Castilla, time B do Real Madrid, que disputa a terceira divisão, antes de sair para o Valencia, que defende desde 2014. Rodrigo participou da Copa do Mundo da Rússia em que a Espanha não esteve bem.

RODRIGO, autor do gol da virada (2 x 1) da Espanha sobre a Inglaterra, é filho do ex-lateral-esquerdo Adalberto, hoje aos 54 anos, que disputou 183 jogos e marcou 7 gols pelo Flamengo, entre 1983 e 1989. Foi campeão brasileiro em 83 e campeão carioca em 86.

MAIS CARO DO MUNDO – O técnico Luis Enrique manteve David de Gea, de 27 anos, 1,93m, goleiro do Manchester United desde 2011 – o técnico José Mourinho viu o jogo da tribuna -, que completou 16 jogos pela seleção, e deixou na reserva Kepa, de 23 anos, 1,86m, o goleiro mais caro do mundo. Hoje (sábado, 8) faz um ano que o Chelsea de Londres pagou ao Atlético de Bilbao a multa de 80 milhões de euros para ter Kepa, oito milhões a mais do que o Liverpool pagou à Roma por Alisson, goleiro titular da seleção brasileira.

HOMENAGEM – Os torcedores se levantaram em Wembley, pouco antes do início do jogo, para aplaudir Harry Kane, atacante de 25 anos, 1,88m, do Tottenham, de Londres, que recebeu do técnico Gareth Southgate, de 48 anos, a chuteira de ouro como artilheiro da Copa do Mundo de 2018 com seis gols. Kane estreou na seleção em 27/3/2015, marcando o último gol nos 4 x 0 em amistoso com a Lituânia.

Foto: carioca Rodrigo Moreno / EPA/JAQUIN P REINA