Foto: Miguel Locatelli/Site OficialDepois de dez derrotas e sete empates, o Atlético Paranaense finalmente conseguiu a primeira vitória fora de Curitiba no Brasileirão 2018, ao derrotar (2 x 1) o Vitória, na noite deste sábado (17), no estádio Manoel Barradas – Barradão -, em Salvador, onde o presidente Ricardo David foi muito vaiado e duramente atingido por um coro de baixo calão da torcida. Foi a décima quarta vitória do Furacão – 50 pontos -, mantendo a esperança de uma das duas vagas na pré-Libertadores. R$61.140,00. 4.075 pagantes. Boa atuação do árbitro Flavio de Souza, da Federação Paulista.
ANTEPENÚLTIMO – Com a sétima derrota em casa, o Vitória é antepenúltimo com 36 pontos – saldo negativo de 23 gols (marcou 34, sofreu 57) – e vê a queda para a Série B ficar mais próxima, restando o último jogo em Salvador com o Grêmio e os outros dois com o Cruzeiro, no Mineirão, e o líder Palmeiras, em São Paulo. Tanto o demitido Carpegiani quanto o assistente-técnico Burse, que o substituiu, estão isentos de culpa. O grupo de jogadores do Vitória é muito fraco mesmo.
GOL DE CARIOCA – O gol da primeira vitória do Atlético Paranaense, fora de casa, no Brasileirão 2018, foi do apoiador Bruno Guimarães, carioca, completou 21 anos ontem, nascido em 16 de novembro de 97, no bairro Imperial de São Cristóvão e criado no Engenho Novo. Formou-se no futsal do Helênico A.C., no Rio Comprido, onde Marcelo, ex-Fluminense (2005-06) e desde 2007 no Real Madrid, também iniciou.
BRUNO GUIMARÃES não foi aprovado na base do Fluminense, que o dispensou aos 13 anos. Abatido, pensou em desistir, mas ganhou a chance no Audax, do Rio, e depois de participar três vezes da Copa São Paulo, foi transferido para o Audax, da capital paulista, controlado pelo mesmo grupo de supermercados. Foi negociado em 2017 com o Atlético Paranaense, campeão estadual de 2018, ano em que está sendo o segundo com mais jogos no time, depois do zagueiro Zé Ivaldo.
O ATLÉTICO PARANAENSE já saiu em vantagem para o intervalo do jogo desta noite, em Salvador, com o gol contra do zagueiro Ramon, aos 25, e manteve o domínio durante todo o segundo tempo. O gol da primeira vitória fora de Curitiba, que o apoiador carioca Bruno Guimarães marcou aos 40 minutos, tirou toda chance do Vitória, que só conseguiu diminuir nos acréscimos, com o gol de Neílton, ex-Botafogo, aos 47 minutos, quando não havia tempo para mais nada, e o time já estava com 10, pela expulsão do lateral-direito Jeferson por um carrinho no atacante Marcio Azevedo.
DAS 14 VITÓRIAS do Atlético Paranaense, foi apenas a segunda por 1 x 0, a primeira havia sido sobre o Vasco, em Curitiba. Foi o décimo sexto jogo em 35 que o time do técnico Tiago Nunes não sofreu gol. Das 17 derrotas do Vitória, foi a sétima em Salvador, a quarta em que o time não fez gol.