O atacante Rodrigo Moreno, carioca, 28 anos, 1,82m, canhoto, há dez anos na Europa, fez o gol da estreia vitoriosa (1 x 0) do Valencia, no Grupo H, sobre o Chelsea, nesta terça (17), no Stamford Bridge, estádio de 41 mil lugares – todos ocupados -, na região central de Londres. Rodrigo marcou o gol aos 29 do segundo tempo. Ele é filho de Adalberto, lateral do Flamengo, campeão brasileiro em 83 e carioca em 86.

RESPOSTA – Rodrigo respondeu, com atuação de gala e o gol do jogo, a Peter Lim, bilionário chinês de 66 anos, com fortuna acima de dois bilhões de dólares, que comprou o Valencia, e queria vendê-lo ao Atlético de Madrid. Outro brasileiro do Valencia é o zagueiro Gabriel Paulista, 28 anos, 1,87m, na Europa desde 2013.

TÉCNICO – O presidente chinês do Valencia demitiu o técnico Marcelino Toral, 54 anos, na semana passada, e contratou outro espanhol, Albert Celades, 43 anos. Enquanto isso, Frank Lampard, 41 anos, que teve carreira brilhante como jogador do Chelsea – 211 gols em 648 jogos, de 2011 a 2014 -, não consegue ajustar o time, que voltou a decepcionar.

FALTOSO – Chelsea 0 x 1 Valencia deu trabalho ao experiente árbitro turco Cuneyt Çakir, 42 anos, que precisou ser enérgico, mas não teve como deixar de marcar 34 faltas – 24 do time inglês -, que abusou das entradas duras. O Chelsea tem os meias brasileiros Willian, no clube desde 2013 e que completou 297 jogos, e Jorginho, ex-Napoli, naturalizado italiano.

AGRAVOU – A situação do Chelsea se agravou ainda mais com o pênalti – toque do zagueiro dinamarquês Daniel Wass -, que o atacante Ross Bakerley chutou por cima, nos minutos finais, quando o time poderia ter evitado a derrota. Willian chegou a pegar a bola, mas o inglês não deixou que ele batesse e acabou isolando na cobrança. 

AJAX LIDERA – No outro jogo do Grupo H, o Ajax estreou como lider pelo saldo de gols, ao vencer (3 x 0) o Lille, na Arena Amsterdam. Os holandeses dominaram os franceses do início ao fim e já saíram para o intervalo em vantagem, com o gol do atacante Quincy Promes, holandês de 27 anos.

O brasileiro David Neres foi um dos destaques do Ajax, com assistência para o segundo gol, que o mexicano Edson Alvarez marcou de cabeça, e participou no terceiro, também de cabeça, do lateral-esquerdo argentino Nicolás Tagliafico. Na segunda rodada, dia 2 de outubro, o Ajax joga na Espanha com o Valencia, e o Lille, do norte da França, recebe o Chelsea, quando tentarão a primeira vitória.

Foto: Sport Mole