Na vitória de 2 x 1 sobre o CSA, no jogo que completou na noite de ontem (21) a vigésima sétima rodada do Brasileirão 2019, o atacante Igor Cassio, de 21 anos, realizou o sonho de criança de que seu primeiro gol como profissional fosse o de uma vitória do Botafogo, clube do coração. Ele foi formado no bom trabalho de base do Artsul, de Nova Iguaçu.
UMA POSIÇÃO – Com a décima vitória – sétima como mandante -, o Botafogo soma 33 pontos e subiu uma posição, terminando a rodada em décimo terceiro, cinco pontos acima do Cruzeiro (28), primeiro do rebaixamento. O Botafogo empatou 3 e perdeu 14, e o saldo devedor é de cinco gols (25 a 30).
GOL CONTRA – O Botafogo foi melhor desde o início e ainda contou com o gol contra do zagueiro Luciano Castan, desviando o cruzamento de Luis Fernando aos 16. Na volta do intervalo, o CSA empatou aos 21, com Ricardo Bueno convertendo pênalti (toque do lateral Yuri). Gatito acertou o canto, mas não chegou a tocar na bola.
SONHO DE IGOR – O Botafogo teve reação imediata e Igor Cassio, que havia entrado aos 20, no lugar de Luis Fernando, marcou o gol da vitória do Glorioso aos 23. Ele soube dominar com categoria o lançamento primoroso do zagueiro Gabriel e chutar forte para fazer 2 x 1. A família de Igor Cassio Vieira dos Santos foi ao delírio no estádio.
BOTAFOGO – Gatito, Marcinho, Marcelo (Kanu, intervalo), Gabriel e Yuri; Cicero (Rickson, 30 do segundo tempo), João Paulo e Valencia; Luis Fernando (Igor Cassio, 20 do segundo tempo), Diego Souza e Victor Rangel. Técnico – Alberto Valentim. O próximo jogo é com o Grêmio, domingo (27), em Porto Alegre.
CSA – João Carlos, Dawhan, Allan Costa, Luciano Castan e Carlinhos; João Victor, Naldo (Celsinho, 35 do primeiro tempo) e Jonatan Gomez (Ricardo Bueno, 18 do segundo tempo); Warley, Alecsandro (Jarro Pedroso, 32 do segundo tempo) e Apodi. Técnico – Argel Fucks. A décima terceira derrota manteve o CSA em antepenúltimo, com 26 pontos, após três jogos sem vitória, e o saldo de gols é negativo (21), com 18 pró e 39 contra. O próximo jogo é com o líder Flamengo, domingo (27), às 19 horas, no Maracanã.
EXPULSÃO – O árbitro Leandro Vuaden, da Federação Gaúcha, teve atuação correta. Advertiu com cartão amarelo Cicero e seu substituto Rickson, e o lateral Carlinhos, do CSA, que teve o volante João Victor, expulso ao receber o segundo amarelo aos 33 do segundo tempo, por falta dura em Diego Souza. R$334.422,00. 16.342 pagantes no estádio Nilton Santos.
270 JOGOS, 609 GOLS
Com os seis gols de Botafogo 2 x 1 CSA e Bahia 1 x 2 Ceará, a vigésima sétima rodada foi concluída com 24 gols, e o Brasileirão 2019 registra 609 gols em 270 jogos, média de 2.25 gols por jogo. Dos 609 gols, 249 marcados no primeiro tempo. O Flamengo tem o ataque mais positivo (57) e o artilheiro Gabriel (19).
O TÉCNICO E SEU TERCEIRO TIME
O carioca José Ricardo Mannarino, de 48 anos, será apresentado hoje (22) como novo técnico do Internacional, substituindo Odair Hellmann, demitido há duas semanas. O contrato é só até o último jogo do Brasileirão 2019, dia 8 de novembro com o Atlético Mineiro, na Arena Beira Rio, em Porto Alegre.
ZÉ RICARDO vai dirigir o terceiro time no Brasileirão 2019, depois de comandar o Fortaleza em apenas sete jogos – 4 derrotas, 2 empates, 1 vitória -, após a saída de Rogerio Ceni para o Cruzeiro. Antes, ele dirigiu o Botafogo em 41 jogos – 17 vitórias, 11 empates, 13 derrotas – e foi demitido após a eliminação da Copa do Brasil pelo Juventude.
Foto: UOL