O gol do atacante colombiano Luis Muriel, de 29 anos, marcado aos 17 do segundo tempo, na vitória (1 x 0) da Atalanta sobre o Bologna, ontem (21), no estádio Gewiss, em Bergamo, igualou o recorde de 95 gols em uma única temporada, que a Fiorentina detinha desde 1958-1959, dez anos antes de ganhar seu segundo e último título de campeã. Com 74 pontos, a Atalanta ficou em segundo, a seis pontos da Juventus (80), mas a Inter, com 72, recupera a vice-liderança se vencer a Fiorentina, hoje (22), em Milão.

DESAFIO – Um dos ataques mais positivos dos cinco principais campeonatos europeus, o da Atalanta tem o desafio de marcar mais seis gols nos dois jogos restantes, para ser, pela primeira vez em sua história de 112 anos (17/10/1907), o melhor do continente, superando o do vice-campeão inglês Manchester City, com 97, e o do octacampeão alemão Bayern Munique, com 100. Em 35 rodadas, a Atalanta marcou mais 23 gols que a líder Juventus (95 x 72), do artilheiro Cristiano Ronaldo (20).

EXPULSO – Responsável pelo ritmo ofensivo alucinante do time, o técnico Gian Piero Gasperini, de 62 anos, foi expulso aos sete minutos do segundo tempo pelo árbitro Federico La Penna, de 36 anos, depois de discutir à meia distância com o sérvio Sinisa Mihajlovic, de 51 anos, treinador do Bologna, que não foi punido. O árbitro entendeu que o técnico do Bologna apenas revidou as ofensas de Gasperini, pela primeira vez expulso da área técnica no campeonato.

VAGA CERTA – Já com a vaga assegurada na edição 2020-2021 da Champions League, a Atalanta está de olho nos próximos dias livres, a fim de treinar e descansar para seu jogo mais importante do final da temporada 2019-2020, que disputará com o PSG, dia 12 de agosto, em Lisboa , pelas quartas de final. O vencedor estará pela primeira vez na história das semifinais do maior torneio de clubes de clubes do mundo, com chance de ganhar o título inédito de campeão da Liga dos Campeões da Europa.               

A GRANDE ARRANCADA DO MILAN

Impressionante, depois que o futebol voltou do recesso, devido ao coronavírus, a grande arrancada do Milan, que hoje (21) chegou à terceira vitória consecutiva – sétima, em nove jogos -, ao vencer (2 x 1) o Sassuolo, no estádio Città del Tricolore, na Emília-Romanha, bela região da Toscana. Outra vez, o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, de 38 anos, 1,95m, foi o destaque, marcando os gols: de cabeça aos 10 e driblando o goleiro Consigli, aos 47, ambos com assistência do turco Hakan Çalhanoglu.

IBRAHIMOVIC, milanista de coração, é o grande responsável pela ascensão do time. Quando voltou, o Milan era décimo primeiro com 21 pontos em 17 rodadas, e nos 13 dos 18 jogos, em que foi titular, 11 vitórias, 5 empates e só 2 derrotas, marcando 7 gols e dando 4 assistências. Com os dois gols de ontem (21), na vitória sobre o Sassuolo, Ibrahimovic chegou aos 64 gols e superou Alexandre Pato, que fez 63 em 150 jogos, entre 2007-2012. Ibrahimovic é o décimo nono artilheiro do Milan.

TÉCNICO MANTIDO – Entre os dois gols de Ibrahimovic, o atacante Francesco Caputo marcou o gol do Sassuolo, cobrando pênalti aos 42 do primeiro tempo. O Milan anunciou que desistiu da negociação com o técnico Ralf Rangnick, alemão de 62 anos, que levou o Leipzig ao terceiro lugar do campeonato 2019-2020, e acertou a renovação de Stefano Pioli, de 54 anos, que assumiu em outubro e recuperou bem o prestígio do time na sequência do Italiano.

GRANDE JOGO – Lamentando apenas a falta de público, os críticos italianos estão na expectativa de um grande jogo, sexta (24), no estádio de San Siro, onde Milan e Atalanta se enfrentarão. As duas defesas sofreram o mesmo número de gols (44) em 35 jogos e a do Milan terá o desafio de conter o ataque mais positivo, que marcou 95 gols em 35 jogos, média de 2.71 gols por jogo. Nesta quarta (22), o Napoli, com 56 pontos, visita o Parma, no estádio Ennio Tardini, e pode se igualar em pontos ao Milan.

Foto: Lance, Vavel.com