MESMO COM 10, desde os 24 minutos do 1º tempo, quando o zagueiro Le Normand foi expulso, a visitante Espanha goleou a Suíça por 4 x 1, na noite fria e chuvosa deste domingo (8), diante de 30 mil torcedores, lotação completa do estádio de Genebra, segunda maior cidade suíça.
ATUAL CAMPEÃ, da Liga das Nações e da Eurocopa, a Espanha apresentou futebol bem mais objetivo do que na estreia, quando ficou no 0 x 0 com a Sérvia, 5ª feira (5), no estádio Rajko Mitic, em Belgrado. Tanto que abriu o placar logo aos 4 minutos com o gol de cabeça do atacante Joselu, após cruzamento do ponta Lamine Yamal.
NOVE MINUTOS depois, o meia Fabian Ruiz marcou o 2º gol, com chute forte e colocado, de fora da área. Com a expulsão do zagueiro Le Normand, aos 24, por falta dura no atacante Breel Embolo, a Espanha recuou e a Suíça fez o gol, aos 41, com o meia Zeki Amdouni, do inglês Burnley, emprestado ao Benfica.
NA VOLTA DO INTERVALO, o técnico espanhol Luis de la Fuente, de 63 anos, ex-lateral, recompôs a defesa com Vivian, tirando o meia Pedri. A Suíça tentou o empate, mas não teve quem finalizasse. A Espanha se fechou e chegou à goleada nos contra-ataques, aos 32 com Fabian Ruiz, e aos 35 com Ferran Torres.
DAVID RAYA, Carvajal, Laporte, Le Normand e Grimaldo; Fabian Ruiz (Aleix Garcia), Pedri (Vivian) e Zubimendi; Lamine Yamal (Ferran Torres), Joselu e Nico Williams (Yeremi Pino). A Espanha, com 4 pontos, pode assumir a liderança do Grupo 4, se vencer o próximo jogo com a Dinamarca, líder com 6 pontos, dia 12 de outubro, no estádio Nueva Condomina, em Múrcia.
A LIGA DAS NAÇÕES foi criada pela União Europeia de Futebol (Uefa), que tem 54 Federações filiadas, após a Copa do Mundo de 2018. Em reais, o prêmio é de 66 milhões para o campeão e de 57 milhões para o vice, com as Federações fazendo a divisão entre os jogadores e a comissão técnica.
PORTUGAL foi o 1º campeão, em 2018-19, vencendo a Holanda (3 x 1), com três gols de Cristiano Ronaldo. A França foi campeã em 2020-21, vencendo a Espanha (2 x 1), que foi campeã em 2022-23, vencendo a Croácia (5 x 4 nos pênaltis, depois de 0 x 0).
Fotos: GOAL, Fabrice COFFRINI / AFP,