O BARCELONA ganhou hoje (12) a 15ª Supercopa da Espanha, com virada e goleada sobre o Real Madrid por 5 x 2, com a lotação completa de 60 mil torcedores no estádio Rei Abdullah, em Jeddah, maior cidade portuária da Arábia Saudita. O Barcelona já saiu para o intervalo com 4 x 1.

O BARCELONA iniciou pressionando forte, mas após duas grandes defesas do goleiro belga Courtois, em chute de Lamine Yamal e cabeçada de Raphinha, o Real Madrid abriu o placar aos 5 minutos, no primeiro ataque, com o francês Mbappé, dando a impressão de que dominaria o jogo.

O CAPITÃO Raphinha comandou a reação do Barcelona, iniciando a jogada do gol de empate de Lamine Yamal, aos 22, com assistência do polonês Lewandowski, que marcou o 2º gol aos 36, convertendo pênalti que sofreu de Camavinga, advertido com o 1º dos 9 cartões amarelos do jogo.

DE CABEÇA, aos 39, Raphinha fez o 3º gol, após lançamento longo do lateral Koundé, e criou a bela jogada do 4º gol, marcado pelo lateral Balde, aos 54, último dos nove minutos de acréscimos, sem tempo para a nova saída do Real Madrid, que foi para o vestiário sentindo a goleada.

O BARCELONA ampliou para 5 x 1, logo aos 3 minutos após o intervalo, com o gol mais bonito da noite, que Raphinha marcou após driblar os zagueiros. Nem mesmo a expulsão do goleiro polonês Szczesny, por falta em Mbappé na entrada da área, aos 11 minutos, tirou a calma do time.

O EX-SANTISTA Rodrygo marcou o último gol do jogo, ao cobrar a falta, aos 15, sem chance para o goleiro espanhol Iñaki Peña, que substituiu o meia Gavi. O 2º tempo teve oito minutos de acréscimos, sem que o Real Madrid, mesmo com mais um, mostrasse força para reduzir o placar.

FOI A CENTÉSIMA vitória do Barcelona no 205º confronto com o Real Madrid, que ganhou 105 vezes o clássico. Mas, nos dois últimos, o Barcelona impôs goleadas de 4 x 0, no Santiago Bernabeu, em 26 de outubro de 2024, por La Liga, e hoje (12), por 5 x 2, na Arábia Saudita.

O MEIA CROATA Luka Modric, de 39 anos, desde 2012 no Real Madrid, com 26 títulos – 5 Supercopas da Espanha, 6 Champions, 5 Mundiais de clubes, entre outros -, se disse “envergonhado” por ter perdido os dois últimos jogos com o Barcelona sofrendo nove gols e marcando dois.

POUCAS VEZES as grandes figuras do Real Madrid tiveram desempenho tão inexpressivo. Com exceção de Courtois, sem culpa nos cinco gols, e de Luka Modric, que entrou no 2º tempo, Bellingham, Valverde, Rudiger, Vini Jr e Camavinga estiveram entre os mais apagados.

OS CAMPEÕES: Szczesny, Koundé, Cubarsi, Iñigo Martinez (Ronald Araújo) e Balde; Casadó, Gavi (Iñaki Peña) e Pedri; Lamine Yamal (Dani Olmo), Lewandowski e Raphinha (Ferran Torres). Foi a 6ª final ganha pelo técnico alemão Hansi Flick, ex-meia de 59 anos, desde maio no Barcelona.

NO CAMPEONATO ESPANHOL, o Atlético de Madrid, do técnico argentino Diego Simeone, ex-meia de 54 anos, ganhou hoje (12) o título simbólico de campeão do turno, ao vencer o Osasuna por 1 x 0, gol do meia argentino Julian Alvarez. O Atlético lidera com 44 pontos; o Real Madrid tem 43.

Foto: Site Oficial do Barcelona