O Barcelona goleou (5 x 2) o Betis em seu primeiro jogo da temporada 2019-2020 no Camp Nou, sem Messi, o que não aconteceu nos últimos três jogos – dois empates e uma derrota -, em seu estádio. Messi, ainda sem o condicionamento fisico ideal, e Suarez, em recuperação de estiramento muscular, assistiram com os filhos.

GRIEZMANN BRILHOU – O meia-atacante francês Antoine Griezmann, 28 anos, depois de cinco temporadas no Atlético de Madrid – 257 jogos, 133 gols -, estreou no Barcelona com os dois primeiros gols, o de empate aos 42 do primeiro tempo, e o da virada (2 x 1) logo aos 4 minutos, na volta do intervalo. O argelino NabilFekir fez 1 x 0 Betis aos 15 minutos.

EM 22 MINUTOS – O Barcelona marcou os outros três gols do segundo tempo em 22 minutos. O meia Carlos Perez, 21 anos, 1,72m, revelado na base do clube, fez 3 x 1 aos 10; o lateral Jordi Alba ampliou aos 15, e o meia chileno Arturo Vidal fez o quinto gol aos 32. De fora da área, o atacante espanhol Loren acertou o ângulo no segundo gol do Betis, aos 36 minutos.

OUTRO JOVEM – O técnico Ernesto Valverde lançou o segundo mais jovem da história do Barcelona a estrear no campeonato, o atacante africano Ansu Fati – 16 anos 298 dias -, nascido na Guiné Bissau, fronteira com o Senegal. Ele deixou a melhor impressão ao substituir Carlos Perez aos 34 do segundo tempo e esteve perto de marcar um gol.

JOGO 500 – O zagueiro Piqué, 32 anos, 1,94m, tornou-se hoje (25) o oitavo com mais jogos com a camisa do Barcelona, que defende desde 2008. Ele teve no Camp Nou a presença da mulher, a cantora colombiana Shakira, para comemorar seu jogo 500. Os três com mais jogos pelo Barça: Xavi Hernandez, 767; Messi, 686, e Iniesta, 674.

RAFINHA BEM – O meia brasileiro Rafinha Alcântara saiu aplaudido aos 35 do segundo tempo, quando Hector Firpo, 23 anos, nascido na República Dominicana, o substituiu. Rafinha é filho de Mazinho, campeão no Vasco, Palmeiras e seleção brasileira na Copa de 94. O técnico Ernesto Valverde diz que taticamente é um jogador excepcional.

FC BARCELONA – Ter Stegen, Nelson Semedo, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Busquets (Arturo Vidal), Rafinha Alcântara (Hector Firpo), De Jong e Sergi Roberto; Carlos Perez (Ansu Fati) e Antoine Griezamann. Na próxima rodada o Barcelona jogará fora de casa com o Osasuna, que ficou no 0 x 0 com o Eibar.  Osasuna, no idioma basco, quer dizer saúde.

ÚNICO CARTÃO – No dia de seus 500 jogos, o zagueiro Piqué foi o único do Barcelona advertido com cartão amarelo pelo árbitro José Luiz Gonzalez, que dia 6 de setembro vai completar 45 anos. O outro cartão foi aplicado ao meia luso-angolano William Carvalho, 27 anos, um dos reforços do Betis. Das 26 faltas, 14 foram cometidas pelo Barcelona.

Foto: AFP / marca.com