PORTUGAL GOLEOU a República Checa por 4 x 0 como visitante e só precisa do empate, 3ª feira (27), com a Espanha, no estádio municipal de Braga, para disputar a fase final da Liga das Nações em 2023. O lateral Diogo Dalot foi destaque com dois gols, e Cristiano Ronaldo teve sangramento do nariz ao chocar-se com o goleiro.

ENQUANTO A ESPANHA decepcionou em casa, perdendo para a Suíça por 2 x 1 em Zaragoza, Portugal fez exibição primorosa na Arena da Fortuna, em Praga, e já saiu para o intervalo com 2 x 0, gols do lateral-direito Diogo Dalot, de 23 anos, em seu 4º jogo, e do meia Bruno Fernandes, de 28 anos, também do Manchester United.

LOGO NO INÍCIO do 2º tempo, Diogo Dalot usou a canhota para marcar o 3º gol aos 7, e o atacante Diogo Jota, de 25 anos, do Liverpool, fez de cabeça o 4º gol. O jogo foi limpo, e o árbitro sérvio Srdjan Jovanovic, de 36 anos, não aplicou cartão e só marcou 9 faltas, duas de Portugal, que teve o dobro de finalizações da República Checa.

LOGO AOS 9 MINUTOS houve um choque casual, na pequena área, do goleiro Tomás Vaclik com Cristiano Ronaldo, que foi atendido no gramado, e depois retirado, com sangramento no nariz. O artilheiro perdeu o ritmo e não teve boa sequência no jogo, assistido por 20 mil torcedores, capacidade máxima da Arena da Fortuna.

PORTUGAL DA GOLEADA: Diogo Costa, Diogo Dalot, Ruben Dias, Danilo Pereira (João Mario); Willian Carvalho (Palhinha), Ruben Neves) e Bruno Fernandes (Matheus Nunes); Bernardo Silva (Ricardo Horta), Cristiano Ronaldo e Rafael Leão (Diogo Jota). A seleção estreou a camisa branca que usará na Copa, com listras verde e vermelha horizontais.

ESPANHA DECEPCIONA EM CASA

A ESPANHA perdeu a liderança na penúltima rodada, derrotada pela Suíça por 2 x 1, no estádio La Romareda, nome do bairro em que está localizado na cidade de Zaragoza e escolhido para comemorar os 65 anos da inauguração, em 8 de setembro de 1957, com o amistoso em que o Real Zaragoza venceu o Osasuna por 4 x 3.

A SUÍÇA FEZ 1 x 0, gol de cabeça do zagueiro Manuel Akanji, aos 21 minutos. Ele é do Manchester City, comprado do Borussia Dortmund. A Espanha empatou aos 10 do 2º tempo, com o gol do lateral-esquerdo Jordi Alba, de 33 anos, do Barcelona,  e o camaronês naturalizado suíço Breel Embolo, fez o gol da vitória aos 13 minutos.

ESPANHA 1 x 2 SUÍÇA decepcionou os 34 mil torcedores, em jogo bem apitado pelo francês Clément Turpin, de 40 anos, que apitou nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e a final da Liga dos Campeões, Real Madrid 1 x 0 Liverpool, em 28 de maio, em Paris. 

LUIS ENRIQUE MARTINEZ, ex-meia de 52 anos, campeão no Real Madrid e no Barcelona, disse que “foi um dos piores jogos desde que assumi, principalmente no 1º tempo”. Mas manteve o otimismo: “Perdemos em casa e vamos ganhar na casa de Portugal”. O jogo será 3ª (27), em Braga, e Portugal só precisa do empate.

Foto: Reuters