COM ATUAÇÃO DE GALA no segundo tempo, quando goleou o Peñarol por 5 x 0, o Botafogo garantiu na noite de ontem (23), no estádio Nilton Santos, a sexta final brasileira da Libertadores com o Atlético Mineiro, que na véspera venceu o River Plate por 3 x 0, em Belo Horizonte.

O BOTAFOGO leva missão especial ao jogo de volta, na próxima 4ª feira (30), no estádio Campeão do Século, com a lotação de 40 mil lugares esgotada, de ser o único a vencer o Peñarol como mandante na Libertadores de 2024, depois de 4 vitórias e 1 empate do time uruguaio, que marcou 13 gols e sofreu só 1 gol.

LUIZ HENRIQUE ganhou o prêmio de Herói do Jogo, da equipe de analistas da Confederação Sul-Americana de Futebol, pela atuação notável, com participação direta em três dos cinco gols, e por ter sido o autor do 4º gol, o mais bonito da noite no estádio com o nome do mestre Nilton Santos.

LUIZ HENRIQUE deu um passe primoroso, entre dois zagueiros, para o venezuelano Savarino abrir o placar aos 6 minutos do 2º tempo, com um toque de categoria na saída do goleiro Aguerre. O 2º gol, aos 11, foi do zagueiro argentino Barboza, de pé esquerdo, após rebote do goleiro na cabeçada de Igor Jesus.

LUIZ HENRIQUE iniciou a jogada do 3º gol, aos 14 minutos, com passe ao lateral Vitinho, que cruzou e Savarino completou forte de pé direito. Luiz Henrique fez 4 x 0 aos 29 minutos, encobrindo o goleiro, que estava adiantado, com um toque de alta classe.

IGOR JESUS fechou a goleada de 5 x 0 do Botafogo, aos 34 minutos, com uma cabeçada em que encobriu o goleiro Aguerre, que deu rebote no chute forte do meia argentino Almada. Uma noite de esplendor e festa, com o Botafogo realizando um segundo tempo simplesmente notável.

BOTAFOGO 5 x 0 PEÑAROL registrou R$4.378.907,50. 39.993 pagantes. 42.982 presentes. O árbitro colombiano Andrés Rojas, de 40 anos, teve comando e advertiu Luiz Henrique, Igor Jesus, Gregore e o técnico Artur Jorge, e o meia uruguaio Perez. O trio de arbitragem se atrasou para o início do 2º tempo, com o Botafogo esperando dois minutos para dar a saída.

O TIME DO 5 x 0 HISTÓRICO: John, Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore (Danilo), Marlon (c) e Almada; Luiz Henrique (Tiquinho), Igor Jesus (Óscar Romero) e Savarino. Sábado (26) o líder do Brasileiro visita o Bragantino, 14º, pela 31ª rodada do Brasileiro.

BOTAFOGO x ATLÉTICO MINEIRO decidirão a Libertadores de 2024, em jogo único, sábado, 30 de novembro, no Monumental de Nuñez, do River Plate, em Buenos Aires, maior estádio da América do Sul com 84.567 lugares. Será a sexta final brasileira da Libertadores.

Fotos: Vitor Silva, UOL e Terra