O Bayern de Munique manteve a liderança do Campeonato Alemão com 67 pontos, ao golear (4 x 1) o Fortuna Dusseldorf, décimo com 37, na tarde deste domingo (14), na Merkur Arena, em Dusseldorf, nona maior cidade do país e segundo centro financeiro depois de Frankfurt. O Bayern segue um ponto à frente do vice-lider Borussia Dortmund, que na véspera, em casa, havia ganho (2 x 1) do Mainz, décimo segundo, no Signal Iduna Park. Faltam cinco rodadas para o final.
17 JOGOS, 15 VITÓRIAS – O destaque da décima quinta vitória nos últimos dezessete jogos foi o atacante francês Kingsley Coman, de 22 anos, filho de africanos nascido em Paris, que marcou dois gols no primeiro tempo. Coman foi campeão francês no PSG e italiano na Juventus, e participou dos três últimos títulos do Bayern – recordista na Alemanha com 28 campeonatos -, que deve conquistar o sétimo consecutivo. Durante a semana, Coman e Lewandowski trocaram socos no treino, mas a situação foi contornada pelo técnico Niko Kovac, e o clube até desistiu de puni-los.
ARTILHEIRO DO RIO – Outro desempenho muito elogiado pelo jornal Suddeutsche Zeitung, de Munique, foi o do atacante Serge Gnabry, de 23 anos, alemão, filho de pai africano da Costa do Marfim e de mãe alemã, que marcou o terceiro gol. Gnabry foi o artilheiro dos Jogos Rio 2016, que o Brasil ganhou da Alemanha na decisão por pênaltis. O alemão Leon Goretzka, de 24 anos, fechou a goleada, depois que o meia belga-congolês Dodi Lukebakio, de 21 anos, fez de pênalti o gol do Fortuna Dusseldorf, que sofreu a décima quarta derrota, oitava consecutiva em seu estádio.
PERTO DO SÉTIMO – Maior ganhador de títulos do Campeonato Alemão, com 28, o Bayern de Munique está perto do inédito sétimo consecutivo. O time mantém a hegemonia desde a temporada 2012-2013 e na atual campanha – 67 pontos, 21 vitórias, 4 empates, 4 derrotas -, o ataque volta a se sobressair com 78 gols em 29 rodadas, média de 2.68 gols por jogo. O polonês Robert Lewandowski, de 30 anos, é o artilheiro do campeonato com 21 gols, cinco a mais que o espanhol Paco Alcácer, de 25 anos, do Borussia Dortmund, e o bósnio Luka Jovic, de 21 anos, do Eintracht Frankfurt.
Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay