Pressionado pela vitória da véspera do Porto – 3 x 0 no Marítimo -, o Benfica voltou à liderança do campeonato com a goleada (4 x 0) deste domingo (17) como visitante sobre o Moreirense, no estádio Comendador Joaquim Freitas, na região do Minho. Os dois principais times do futebol português, com 63 pontos, estão iguais em vitórias (20), empates e derrotas (3), mas o Benfica lidera por ter vencido o Porto no turno e no returno.
O Benfica tem o ataque mais positivo (72), mas o Porto, com menos 19 gols (marcou 53), tem a defesa menos vazada (15), enquanto a do Benfica sofreu 23. Não são os quesitos de gols que decidem, mas o confronto direto, o que dá a liderança ao Benfica por ter ganho do Porto no turno e no returno. Os gols do Benfica foram de João Félix e Samaris no primeiro tempo, e Rafa Silva, com assistência do brasileiro Jonas, e Florentino Luis.
VIBRAÇÃO DE MARANHENSE – O fim de semana em Portugal foi de muita alegria para o maranhense Dyego Souza, atacante de 29 anos, 1,90m, nascido em São Luis, onde só vestiu a camisa do Moto Clube. Depois de oito temporadas em cinco times – Leixões, Tondela, Portimonense, Marítimo e Braga -, Dyego Souza naturalizou-se português e na última sexta (15) não sabia como comemorar a primeira convocação para a seleção, ao ouvir seu nome anunciado pelo técnico Fernando Santos.
“VOU JOGAR COM O HOMEM” – Foi a frase que resumiu a vibração de Dyego Souza, ao dizer que terá a chance de atuar numa seleção forte como a de Portugal, junto com Cristiano Ronaldo, maior artilheiro da Europa dos últimos tempos e cinco vezes campeão da Liga dos Campeões, o maior torneio de clubes do mundo. “Não é pouca coisa, não” – resumiu. Atual campeã da Europa, a seleção de Portugal estreia nas eliminatórias da Eurocopa, sexta (22), no estádio da Luz, em Lisboa, com a Ucrânia. Também fazem parte do Grupo B as seleções da Sérvia, Luxemburgo e Lituânia.
Foto: Correio de Manhã