Escolha uma Página

R7 Esportes

O goleiro Ederson, reserva da seleção brasileira, foi decisivo na virada do Manchester City, campeão inglês, que ganhou (3 x 2) do Schalke-04, décimo quarto do Campeonato Alemão, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, na noite desta quarta (20), diante de 61.481 torcedores, na Arena Veltins, única com teto retrátil, na cidade de Gelsenkirchen.

De sua própria área, depois que defendeu chute de Bentaleb no canto direito, Ederson levantou-se e foi muito rápido ao fazer o lançamento de pé direito para o atacante inglês Sterling marcar o gol da vitória, aos 45 do segundo tempo. Sterling só teve que dar um corte no goleiro alemão Ralf Fahrmann, de 30 anos, 1,94m, que atua no Schalke-04 desde 2007.

DUAS VIRADAS – O visitante Manchester City tomou a iniciativa e abriu o placar aos 18 minutos, com o argentino Sergio Aguero marcando o gol, com assistência do meia português Bernardo. O Schalke-04 conseguiu o equilíbrio e fez a primeira virada do jogo em sete minutos, com dois gols do franco-argelino Nabil Bentaleb, ambos de pênalti. O do empate aos 38, em toque do zagueiro argentino Nicolás Otamendi, e o segundo aos 45, após falta do apoiador brasileiro Fernandinho em Sané. 

ÁRBITRO DE VIDEO – Nos dois pênaltis, o árbitro espanhol Carlos Del Cerro Grande recorreu ao árbitro de video, que funcionou pela primeira vez na atual Liga dos Campeões. Não houve dúvida quanto ao toque de Otamendi nem à falta de Fernandinho, ambos advertidos com cartão amarelo. O goleiro Ederson esteve perto de defender os dois pênaltis. No primeiro, Bentaleb bateu à esquerda; no segundo, trocou de lado, e em ambos o goleiro quase chegou a tocar na bola.

EXPULSÃO – Fernandinho foi advertido com cartão amarelo aos 44 do primeiro tempo, ao agarrar o atacante Sané no lance do segundo pênalti em favor do time alemão, e não disputará o jogo de volta, na Inglaterra, dia 12 de março. O outro ausente será o zagueiro Otamendi, expulso aos 22 do segundo tempo, ao receber o segundo amarelo, por falta no atacante Mark Uth. O jogo teve 20 faltas, algumas mais duras, e os jogadores do Schalke-04 cometeram 11.

DURO NA ADVERTÊNCIA -O árbitro Carlos Del Cerro Grande, de 42 anos, do colegiado de árbitros de Madrid desde 2008 e da Fifa desde 2013, foi muito duro na advertência aos capitães do Schalke-04 e do Manchester City: “Não me peçam para consultar o árbitro de video porque sei quando for preciso fazê-lo. Usarei o cartão amarelo, e o vermelho na reincidência. Não insistam”. O árbitro espanhol deu um minuto aos capitães para que passassem a recomendação aos demais jogadores.

VIRADA EM CINCO MINUTOS – Quando o jogo parecia definido e parte dos mais de 60 mil torcedores alemães comemorava a vitória, eis que o campeão inglês fez a virada nos cinco minutos finais. Em primorosa cobrança de falta, Sané empatou aos 40, deixando o goleiro Ralf Fahrmann sem ação. E aos 45, no lançamento longo do goleiro Ederson, o pique de Sterling para entrar na área e desviar do goleiro para estabelecer o placar final (3 x 2). O City terá vantagem do empate no jogo de volta.

ALTO NÍVEL – Assim foi o encontro dos técnicos quando o jogo acabou na Arena Veltins. Quinze anos mais novo, Domenico Tedesco (33), nascido na Itália e criado desde os dois anos na Alemanha, onde dirige o Schalke-04 desde 2017, abraçou Pep Guardiola (48), espanhol que comanda o Manchester City desde julho de 2016 e está tentando o bicampeonato inglês. Eles conversaram em inglês e Tedesco felicitou Guardiola pela grande capacidade de reação do seu time, mesmo com menos um.

Fotos: R7 Esportes, site oficial do Manchester City , ODD ANDERSEN /AFP/Getty Images , PATRIK STOLLARZ/AFP/Getty Images