Site Real Madrid
Quatro dias depois de sofrer a pior derrota de sua história em casa, na Liga dos Campeões – 3 x 0 para o CSKA Moscou -, o Real Madrid venceu (1 x 0) o Rayo Vallecano, penúltimo colocado, com outra atuação decepcionante no estádio Santiago Bernabéu, diante de 55.229 torcedores, neste sábado (15), pela décima sexta rodada de La Liga. O gol foi do francês Karim Benzema, aos 13 do primeiro tempo, completando bela jogada de Lucas Vazquez. O goleiro belga Courtois evitou a virada do Rayo, em chutes de Alex Alegria e Velazquez, nos minutos finais, enquanto os torcedores vaiavam o time.
MARCA – principal jornal esportivo da Espanha – não aliviou a atuação ruim do Real Madrid, que voltou a cair de rendimento, após um início animador do trabalho do técnico argentino Santiago Solari. “El Santiago Bernabéu, harto del Real Madrid” – publicou Marca, com a tradução popular da manchete do jornal resumindo: “O estádio Santiago Bernabéu está mais que farto, está de saco cheio das atuações ruins do Real Madrid, que voltou a decepcionar seus torcedores diante do penúltimo colocado”.
CAMPANHA – O Real Madrid chegou aos 29 pontos – 9 vitórias, 2 empates, 5 derrotas, 24 gols marcados, 19 sofridos -, mas deve terminar a rodada em quarto lugar, a menos que o Sevilha, com 28, não confirme o favoritismo no jogo em casa, neste domingo (16), com o Girona, nono com 21 pontos, no estádio Ramon Sanchez Pizjuan. Há indisfarçável preocupação dos torcedores quanto às oitavas de final da Liga dos Campeões, com o sorteio do adversário do Real Madrid, segunda (17). O maior vencedor com 13 títulos e ganhador das três últimas edições do maior torneio de clubes do mundo já não inspira tanta confiança.
IGUAL AO BARCELONA – O Atlético de Madrid, com atuação destacada do francês Antoine Griezmann, que fez dois gols e deu assistência para o primeiro gol, marcado pelo croata Nikola Kalinic, venceu (3 x 2) fora de casa o Valladolid, igualando-se ao líder Barcelona, com 31 pontos, que joga neste domingo (16), em Valencia, com o Levante. O Valladolid, décimo segundo com 20 pontos, sofreu a sexta derrota, mas atraiu bom público – 22.585 pagantes – ao estádio José Zorrila.
O time do técnico argentino Diego Simeone já saiu para o intervalo em vantagem, com os gols de Kalinic e Griezmann, mas no segundo tempo o Valladolid conseguiu empatar com os gols de Callero, de cabeça, após escanteio, e Saul, de pênalti. A dez minutos do final, Griezmann fez o gol da vitória, dedicada ao zagueiro uruguaio Diego Godin, que reapareceu após problema muscular. O lateral-esquerdo Filipe Luis, da seleção brasileira, foi substituído por Thomas, aos 14 do segundo tempo, com dores musculares. O árbitro Undiano Malenco apitou 29 faltas – 16 do Valladolid – e mostrou cinco amarelos.
HOUVE dois empates nos outros jogos da abertura da rodada – Celta 0 x 0 Leganés, no estádio Balaídos, em Vigo -, Eibar 1 x 1 Valencia, em queda livre, e o Getafe venceu (1 x 0) a Real Sociedad, que não se firma nos jogos fora de San Sebastián.