Embora nascido na Alemanha, enquanto o pai jogava no Hamburgo, o atacante Rodrigo Pinho é carioca de coração, formado no Bangu como artilheiro do Campeonato Carioca sub-20 em 2011 e depois campeão da Série B 2013 com a Cabofriense e da Taça Rio 2015 com o Madureira. Filho de Nando, artilheiro no Bangu, Flamengo, América e Internacional, Rodrigo Pinho está desde 2017-18 no Marítimo e hoje, na abertura da terceira rodada do Campeonato Português, tirou a invencibilidade do FC Porto, no estádio do Dragão, ainda sem público.

DOIS BELOS GOLS – O Marítimo, do técnico angolano Lito Vidigal, de 51 anos, esteve em vantagem aos 24 minutos, com o primeiro gol de Rodrigo Pinho, com assistência do lateral Claudio Winck, ex-Vasco, mas o Porto chegou ao empate, aos 42, com o zagueiro alagoano Pepe, já naturalizado português, marcando de cabeça, após o escanteio do lateral gaúcho Alex Telles. Na volta do intervalo, logo aos 7 minutos, Rodrigo Pinho fez de cabeça o gol da segunda vitória do Marítimo, que na rodada anterior venceu (2 x 1) o Tondela, após perder na estreia (2 x 0 para o Santa Clara). 

PÊNALTI NO FINAL – O Marítimo ampliou com o terceiro gol, que o zagueiro Manu, de 26 anos, filho de africanos da Guiné-Bissau, mas nascido em Coimbra, marcou com chute forte no ângulo, aos 49, sem chance para o bom goleiro português Diogo Costa, de 21 anos.O jogo ficou mais emocionante, quando o árbitro Rui Costa deu 9 minutos de acréscimos. O meia paraibano Otávio, de 25 anos, marcou o segundo gol do Porto, aos 52, e no minuto seguinte, o goleiro iraniano Amir Abdezadeh, de 27 anos, 1,86m, evitou o empate, ao defender o pênalti, forte e colocado, do lateral gaúcho Alex Telles.

QUEDA DO LÍDER – Com atuação destacada, os belos gols de Rodrigo Pinho e a defesa do goleiro Amir, no pênalti, o Marítimo está em quarto lugar com 6 pontos, igual ao Porto, que sofreu a primeira derrota e perdeu a liderança para o Santa Clara, com 7 pontos, que ficou no 0 x 0 com o Gil Vicente, mas o Benfica, com 6 pontos, deve terminar a terceira rodada em primeiro, como franco favorito no jogo deste domingo (4) com o Farense.

RODRIGO PINHO, de 29 anos, 1,85m, desfruta de muito conceito na Ilha da Madeira, principalmente com os torcedores do Marítimo, que reconhecem e exaltam seu profissionalismo, com extrema dedicação e empenho em treinos e jogos. Ele nasceu em Henstedt-Ulzburg, quando o pai Nando jogava no Hamburgo, entre 89 e 92Rodrigo Pinho foi um dos destaques do Marítimo na campanha vitoriosa da conquista da Taça da Madeira em 2017-18, logo em sua primeira temporada.

EMPRESTADO – O Benfica emprestou o maranhense Carlos Vinícius, de 25 anos, seu artilheiro na temporada 2018-19, ao londrino Tottenham, do técnico português José Mourinho, depois de investir 24 milhões de euros no uruguaio Darwin Nuñez, de 21 anos,  artilheiro do Almería, da segunda divisão da Espanha, com 16 gols em 2019-20. O Almería havia comprado o atacante do Peñarol, de Montevidéu, por 5 milhões de euros. Bom lembrar: Diego Alves, goleiro do Flamengo, e Felipe Melo, zagueiro do Palmeiras, foram destaques no Almería.

ELIMINADOS – Depois de o Benfica não obter vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões, eliminado pelo grego PAOK, o futebol português sofreu outras duas eliminações durante a semana, na Liga Europa, uma espécie de Série B dos torneios: o Rio Ave não conseguiu entrar na fase de grupos, derrotado pelo Milan, e o Sporting foi eliminado pelo modesto Lask Linz FC, time médio do incipiente futebol da Áustria.

Foto: TVI24