POUCO ANTES DO ÚLTIMO JOGO da noite deste sábado (22), na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Grêmio barrou o goleiro baiano Adriel, de 22 anos, por indisciplina, e o catarinense Gabriel Grando, um ano mais velho, foi o destaque do hexacampeão gaúcho, mas não evitou a derrota para o Cruzeiro por 1 x 0. Bruno Rodrigues, atacante norte-riograndense de 26 anos, marcou o gol aos 19 minutos do 2º tempo, após jogada ensaiada de escanteio.
O GRÊMIO INFORMOU que o goleiro Adriel vinha cometendo algumas indisciplinas e depois de conceder entrevista à Rádio Guaíba, abordando inclusive o plano tático do técnico Renato Portaluppi para o jogo, foi afastado, e só ficou na reserva para não havia outro. O vice-presidente Paulo Caleffi foi direto ao assunto: “O Grêmio não tolera indisciplina e ninguém está acima do clube. Todos os nossos profissionais têm uma cartilha a cumprir”.
FOI O PRIMEIRO JOGO entre equipes que conseguiram o acesso à Série A em 2023, depois de o Cruzeiro ter sido campeão e o Grêmio, vice-campeão da Série B de 2022. O Grêmio só esteve bem nos primeiros 10 minutos, quando o Cruzeiro suportou a pressão e passou ao domínio, parando em grandes defesas de Gabriel Grando. Na volta do intervalo, o Cruzeiro pressionou ainda mais e conseguiu a vitória aos 19 minutos com o gol de Bruno Rodrigues.
CRUZEIRO – Rafael Cabral, William, Lucas Oliveira, Luciano Castan e Marlon; Richard (Neto Moura), Ramiro (Filipe Machado) e Mateus Vital (Wallison); Nikão (Rafael Bilu), Bruno Rodrigues e Gilberto. O time é dirigido pelo português Pedro Filipe, o Pepa, ex-zagueiro de 42 anos, que ganhou o apelido em garoto por gostar muito do refrigerante Pepsi. O dono do futebol do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno, de volta da Europa, esteve no estádio.
GRÊMIO – Gabriel Grando, João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Everton Galdino), Bitello e Natan (Zinho); Cristaldo (Gustavinho), Luis Suarez e Vinicius (André). O técnico Renato Portaluppi lamentou as chances perdidas: “Poderíamos ter saído pelo menos com o empate, embora a vitória fosse o mais justo”. Nos acréscimos, o árbitro paulista Flavio Rodrigues de Souza expulsou o zagueiro Lucas Oliveira, do Cruzeiro.
NA ESTREIA, o Cruzeiro perdeu para o Corinthians por 2 x 1, em São Paulo, e o Grêmio venceu o Santos por 1 x 0, em Caxias do Sul, porque a Arena Grêmio está interditada pela CBF para os primeiros jogos do Campeonato Brasileiro.
PORTUGUESES FICAM NO EMPATE
NO PRIMEIRO JOGO entre técnicos portugueses, pelo Campeonato Brasileiro de 2023 da Série A, o mandante Cuiabá, dirigido por Ivo Vieira, ex-zagueiro de 47 anos, empatou em 1 x 1 com o Bragantino, treinado por Pedro Caixinha, ex-goleiro de 52 anos, na noite deste sábado (22), na Arena Pantanal, em Cuiabá. O lateral-direito Mateusinho fez de cabeça o gol do Cuiabá, aos 22 minutos do 2º tempo, e o atacante uruguaio Thiago Borbas empatou aos 41.
NOS ACRÉSCIMOS, os goleiros evitaram a derrota: Walter, do Cuiabá, mandou a escanteio o chute forte do atacante Sorriso, aos 49, e o goleiro Lucão, aos 51, defendeu o chute colocado do atacante paraguaio Isidro Pitta, do Cuiabá. Pouco público na noite da Arena Pantanal: 9.267 pagantes. R$185.440,00. Na 3ª rodada, o Bragantino receberá o Cruzeiro, sábado (29), e o Cuiabá voltará a jogar em casa, domingo (30), com o Grêmio.
O ÁRBITRO norte-riograndense Caio Augusto Vieira quase se enrolou, logo no primeiro minuto, ao marcar pênalti contra o Bragantino: o chute do meia piauiense Denilson, do Cuiabá, bateu na perna do meia paulista Lucas Evangelista, que estava recuado, protegendo a defesa, e ele marcou o pênalti. Foi salvo pelo VAR, ao ser chamado para rever o lance. O Cuiabá, 13º, tem 1 ponto; o Bragantino, com 4 pontos, é vice-líder, logo abaixo do líder invicto Fluminense, com 6 ´pontos.
Fotos: GZH e ESPN