ELIMINADOS DA COPA DO BRASIL, Grêmio e Fluminense iniciam o mata-mata das oitavas de final da 65ª Copa Libertadores, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. O vencedor se classifica para as quartas de final com San Lorenzo ou Atlético Mineiro, que fazem o outro hoje da noite de hoje (13), na Argentina.

ATUAL CAMPEÃO, O FLUMINENSE defende uma invencibilidade de 14 jogos na Libertadores – 9 vitórias, 5 empates, 23 gols marcados, 11 sofridos -, depois de sofrer a última derrota, quando já estava classificado para as oitavas de final, por 2 x 0 para o River, em 7 de junho de 2023, em Buenos Aires.

ONZE ANOS DEPOIS, Grêmio e Fluminense voltarão a se enfrentar pela terceira vez na Libertadores. Em 22 de fevereiro de 2013, no estádio Nilton Santos, o Grêmio venceu por 3 x 0, gols de Barcos, André Santos e Vargas, e em 10 de abril, na Arena Grêmio, 0 x 0. Luxemburgo era técnico do Grêmio, e Abel Braga, do Fluminense.

O JOGO DESTA NOITE será o 11º do gaúcho Mano Menezes, de 62 anos, dirigindo o Fluminense, após 4 vitórias consecutivas por 1 x 0; 3 empates e 3 derrotas, a última para o Vasco (2 x 0), que levou o time a cair uma posição e a terminar a 22ª rodada do Brasileiro em 18º com 20 pontos.

O TÉCNICO NÃO ANTECIPOU a escalação, mas terá a reestreia do capitão Thiago Silva na Libertadores, depois de 16 anos. Já o zagueiro Ignacio, norte-riograndense de 27 anos, que estreou bem contra o Vasco, não pode ser escalado, expulso quando jogava no Sporting Cristal do Peru.

O PROVÁVEL FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Esquerdinha; André, Alexsander e Ganso; Arias, Kauã Elias e Keno. Não estarão na reserva Marcelo, Diogo Barbosa, Kevin Serna, Marquinhos e Cano, cuja recuperação está sendo muito lenta.

O TÉCNICO DO GRÊMIO também não antecipou a escalação, mas pode iniciar com três zagueiros – Rodrigo Ely, Kannemann e Jemerson -, com o meia colombiano Monsalve, e com o atacante dinamarquês Martin Braithwaite, que na estreia fez 1 gol contra e 2 a favor no 3 x 1 no Cuiabá.

O FLUMINENSE foi o 1º do Grupo A, com 14 pontos, 4 vitórias, 2 empates, 9 gols marcados e 5 sofridos. O Grêmio foi o 2º do Grupo C, com 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 7 gols marcados e 5 sofridos. Perdeu o 1º lugar para o boliviano The Strongest por 1 gol (7 a 8).

GRÊMIO x FLUMINENSE será apitado pelo argentino Dario Humberto Herrera, de 39 anos, desde 2015 na Fifa, sem Copa do Mundo, mas com frequência na Libertadores, com média de 5 cartões amarelos por jogo. Apitou em 6 de julho de 2024, na Copa América, Uruguai 0 (4) x 0 (2) Brasil.

Foto: Terra