O Grêmio, campeão gaúcho e atual campeão da Libertadores, festeja 115 anos neste sábado (15) ao receber na Arena Grêmio – a mais moderna do estado – o Paraná, último colocado do Brasileirão 2018 e com a volta à Série B em 2019 praticamente decidida por sua péssima campanha: 3 vitórias, 7 empates e 14 derrotas (o que mais perdeu), além de ter o ataque menos eficiente (11 gols em 24 jogos) e a quarta defesa mais vazada (31).

OITO PONTOS – Sexto com 41 pontos – 11 vitórias, 8 empates, 5 derrotas, 29 gols a favor e 12 contra -, o Grêmio está oito pontos atrás do arquirrival Internacional e do vice-lider São Paulo, ambos com 49. Se vencer, como a lógica indica, o Grêmio não subirá mais do que uma posição, se o Atlético (41) não ganhar amanhã do Cruzeiro. O Grêmio pode até se igualar ao Flamengo (44), se o Flamengo não vencer o Vasco, mas ficará em desvantagem em vitórias (11 a 13).

SEM SUBIDA – O Paraná continuará em último, mesmo que vença, porque só irá aos 19 pontos, cinco atrás do Ceará (24), desde que o Ceará, em Fortaleza, não ganhe do Vitória. Como visitante, o Paraná ainda não venceu. Em 11 jogos, perdeu 9 sem fazer gol, embora seis derrotas tenham sido só por 1 x 0. 

SETE VITÓRIAS – O Grêmio ganhou sete dos doze jogos em Porto Alegre, com três goleadas: 5 x 1 no Santos, 4 x 0 no Vitória e 4 x 1 no Botafogo. A única derrota que sofreu na Arena Grêmio foi para o Palmeiras (2 x 0). O jogo da tarde deste sábado com o Paraná, na Arena Grêmio, será apitado por Igor Benevenuto, da Federação Mineira.

Imagem: site portalpne.com