Foto: saopaulo.blog

O Grêmio cedeu o empate (1 x 1) ao São Paulo, com o gol contra do volante Michel, improvisado na zaga, mas manteve o quarto lugar, último que assegura vaga direta na Libertadores, na noite desta quinta (15), no Morumbi. Everton fez o gol do Grêmio aos 12, concluindo de cabeça o cruzamento de Madson, e Michel, também de cabeça, marcou contra o gol do São Paulo aos 29, após o cruzamento de Everton, ex-Flamengo. R$759.161,00. 24.757 pagantes.

VAIADOS – O meia Nenê, substituído por Shaylon na metade do segundo tempo, e o técnico André Jardine, dirigindo o time pela terceira vez como interino, foram vaiados. A atuação de Nenê, ex-Vasco, foi ruim, e o técnico errou ao tirar o meia Helinho,19 anos, que marcou o golaço de fora da área no Flamengo, para lançar o atacante Antony, estreante de 18 anos, que nada rendeu. É geral a insatisfação dos torcedores pela campanha ruim do time, que terminou a rodada 34 em quinto lugar.

IMPROVISO – O Grêmio ficou sem o zagueiro Paulo Miranda, que se contundiu durante o jogo, obrigando o técnico Renato Portaluppi a recuar o volante Michel para a zaga, ao lado de Geromel. O titular Kannemann está com a seleção argentina e o reserva Bressan foi afastado, após o pênalti que cometeu no jogo com o River, que eliminou o Grêmio na semifinal da Libertadores. Michel foi infeliz ao tentar o corte de cabeça e acabou fazendo gol contra.

SÉTIMO EM CASA – O São Paulo empatou pela sétima vez – terceira em 1 x 1 – em 17 jogos no Morumbi, onde ganhou nove e só perdeu (1 x 0) para o líder Palmeiras. O time tem saldo de 19 gols, com 45 marcados. Os dois jogos finais do São Paulo em casa serão com o Cruzeiro e o Sport. Fora de São Paulo, com o Vasco e a Chapecoense (última rodada, 2 de dezembro).

SEXTO FORA – O Grêmio empatou pela sexta vez como visitante – terceira em 1 x 1 -, depois de ganhar seis jogos e perder cinco. O time tem saldo de 20 gols, com 45 marcados. Os dois jogos finais do Grêmio, fora de Porto Alegre, serão com Flamengo e Vitória. Na Arena Grêmio, com Chapecoense e Corinthians (última rodada, 2 de dezembro).

TRÊS CARTÕES – São Paulo 1 x 1 Grêmio foi jogo de pouca técnica e teve nível disciplinar muito bom. O árbitro carioca Péricles Bassols Pegado Cortez, 43 anos, é da Federação Pernambucana e fora do futebol um dos renomados dentistas do país. Ele só mostrou três cartões amarelos: Nenê, meia do São Paulo, e Everton, meia, e Jael, atacante, do Grêmio. O jogo terminou com chuva no Morumbi, e a torcida do São Paulo vaiando o time na saída do gramado.