ATUAL TETRACAMPEÃO E 40 VEZES CAMPEÃO GAÚCHO; DUAS VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO; SEGUNDO MAIOR CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL; TRÊS VEZES CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES, o Grêmio sofreu na noite de ontem (25) a décima quarta derrota, nona como visitante, sexta sem fazer gol, continua em penúltimo lugar, cada vez mais próximo do terceiro rebaixamento para a Série B, como em 1991 e 2004.
O ATLÉTICO GOIANIENSE, com a nona vitória, quarta em casa, terceira sem sofrer gol, subiu três posições, ultrapassou Atlético Paranaense, Cuiabá e América Mineiro, e terminou a vigésima oitava rodada, com menos um jogo, em nono lugar, com 37 pontos e deixou de ter saldo devedor de gols (24 a 24). Depois de 10 jogos sem ganhar em casa, o Atlético Goianiense engatou a segunda vitória consecutiva, após a virada sobre o líder Atlético Mineiro.
REPETECO – O Atlético Goianiense havia vencido o Grêmio no turno por 1 x 0, na Arena Grêmio, e confirmou a superioridade, com os 2 x 0 da noite de ontem (25), no estádio Antonio Accioyli, em Goiânia. O lateral-esquerdo Igor Cariús fez 1 x 0 aos 44 minutos, com assistência do meia Marlon Freitas, que marcou o segundo gol aos 27 do segundo tempo, convertendo pênalti do zagueiro Paulo Miranda, que foi expulso, no atacante André Luis, dos melhores do jogo.
O GRÊMIO perdeu o quarto jogo consecutivo como visitante, terceiro sem fazer gol, depois de 0-1 com Fortaleza e Santos, e de 2-4 com o Athletico Paranaense. Com o terceiro pior ataque, com 23 gols, igual ao do Santos, o Grêmio não vence fora de casa desde o 1 x 0 no Flamengo, na nona rodada, domingo, 19 de setembro. Dos 11 jogos restantes, só cinco serão em Porto Alegre, com Palmeiras, Fluminense, Bragantino, São Paulo e Atlético Mineiro, na última rodada.
DOS 10 CARTÕES aplicados pelo árbitro norte-riograndense Caio Augusto Vieira, 8 do Grêmio: Kannemann, Borja, Tiago Santos, Luis Fernando, Ferreira, Rafinha e Paulo Miranda, que levou amarelo e vermelho, no lance do pênalti que cometeu. O volante William e o atacante André Luis foram os advertidos do Atlético Goianiense, dirigido por Eduardo Souza, de 41 anos, paulista de Votuporanga, no clube como assistente desde 2019.
RELEMBRANDO – O Grêmio tornou-se o primeiro grande a ser rebaixado, em 1991, quando a Série A foi disputada por 20 equipes, ganhando só 3 dos 19 jogos, com 6 empates e 10 derrotas. No segundo rebaixamento, em 2004, segundo ano dos pontos corridos, com 24 equipes, o Grêmio foi o último colocado, com 9 vitórias, 12 empates, 25 derrotas, e só voltou à Série A, ao ganhar o quadrangular que lhe deu o título da Série B.
POLITICAGEM – Na Série B, em 1992, o Grêmio obteve apenas 17 pontos em 14 jogos e só conseguiu permanecer na Série A porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criou um regulamento, permitindo a classificação de 12 equipes e não de apenas 8, algo bem próprio do jeitinho brasileiro. Agora, dos 11 jogos restantes de 2021, o Grêmio fará seis como visitante: Atlético Mineiro, Internacional, América Mineiro, Chapecoense, Bahia e Corinthians.
Foto: Terra