Quatro dias depois de ser goleado pelo Flamengo, o Grêmio se vingou no Botafogo, com os 3 x 0 deste último domingo (27) de outubro, diante do menor público do ano, em Porto Alegre, ainda por conta da eliminação nas semifinais da Libertadores. O bicampeão gaúcho foi bem superior e já saiu para o intervalo com a vantagem de 1 x 0.

TERCEIRO – O Botafogo não saiu do lugar na rodada, terminando a vigésima oitava como terceiro com mais derrotas (15), só menos que os dois últimos: Chapecoense com 16 e o lanterna Avaí com 17. De acordo com a apresentação do time, que errou na marcação e pouco finalizou, quase não criando problema para a defesa do Grêmio.

NOVE MINUTOS – O Grêmio fez o primeiro gol logo aos 12 minutos, com o apoiador Maicon aproveitando o lançamento de Luciano, que quase marcou o segundo, aos 45, ao mandar no travessão uma cobrança de falta. Em nove minutos, o Grêmio liquidou o jogo, com o gol de Thaciano aos 26 e Everton aos 35, ambos em rebotes do goleiro Gatito.

OITO SEM GOL – Em sua décima quinta derrota, foi o oitavo jogo em que o Botafogo não fez gol como visitante, perdendo do São Paulo, Corinthians e Bahia (2 x 0); do Goiás, Fortaleza e Palmeiras (1 x 0), e 0 x 0 com o Cruzeiro. O Botafogo não fez gol no Grêmio no Brasileirão 2019, porque também perdeu no turno, 1 x 0, gol de Jean Pyerre, de falta.

GRÊMIO – Paulo Victor, Leo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Romulo, 30 do segundo tempo), Mateus Henrique e Alisson (Pepê, 17 do segundo tempo); Luciano (Thaciano, 21 do segundo tempo), Diego Tardelli e Everton. Técnico – Renato Gaúcho. Sétimo com 44 pontos – 12 vitórias, 8 empates, 8 derrotas, 47 gols pró e 30 contra -, o Grêmio jogará com o Vasco, quarta (30), em São Januário.

BOTAFOGO – Gatito, Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Yuri; Cicero, João Paulo e Diego Souza; Luis Fernando (Ruan, 38 do segundo tempo), Victor Rangel (Alex Santana, 17 do segundo tempo) e Valencia (Igor Cassio, 10 do segundo tempo). Técnico – Alberto Valentim. Décimo terceiro com 33 pontos – 10 vitórias, 3 empates, 15 derrotas, 25 gols a favor e 33 contra -, o Botafogo jogará quinta (31) com o Cruzeiro, no estádio Nilton Santos.

DOIS SUSPENSOS – O árbitro Rafael Traci, da Federação Catarinense, teve atuação segura, advertindo quatro com cartão amarelo. Os dois do Grêmio – Kannemann e Mateus Henrique – ficarão fora do próximo jogo com o Vasco; o lateral Yuri e o meia Cicero não estavam pendurados. R$240.139,00. 7.608 pagantes, menor público do ano na Arena Grêmio.

Foto: Grêmio FBPA/Divulgação