O Grêmio praticamente se classificou para a semifinal da Libertadores, com os 2 x 0 sobre o Atlético Tucuman, da Argentina, ao marcar um gol em cada tempo do jogo em que foi superior do início ao fim, diante de 35 mil torcedores, lotação máxima do Estádio Monumental José Fierro, em Tucuman, maior cidade do noroeste do país, a 1.311 km da capital Buenos Aires. No jogo de volta, dia 2 de outubro, em Porto Alegre, o Grêmio pode perder por diferença de um gol.

VANTAGEM – Alisson, o melhor do jogo, fez 1 x 0 aos 34, concluindo de pé direito na pequena área o passe de cabeça de Cicero. O Grêmio voltou com vantagem para o segundo tempo, com a expulsão do atacante Gervasio Nuñez, aos 44, ao pisar nas costas de Alisson, que caiu após sofrer a falta. O árbitro colombiano Wilmar Roldán mostrou amarelo, e depois de consultar o árbitro de video, mostrou, com acerto, o cartão vermelho. Sem razão, Nuñez saiu de campo protestando.

DE CANHOTA – O segundo gol foi de Everton, finalizando de pé esquerdo na pequena área, aos 10 minutos, o cruzamento rasteiro de Alisson, após arrancada muito veloz desde o meio do campo. O Tucuman tentou reduzir a diferença, mas o goleiro Marcelo Grohe fez boas defesas. Everton perdeu chance claríssima do terceiro gol aos 42, livre na frente do goleiro Cristian Luchetti, 40 anos, nascido em Mendoza, em 26 de junho de 78, um dia depois que a Argentina ganhou a primeira Copa do Mundo ao vencer (3 x 1) a Holanda, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

COINCIDÊNCIA – A vitória desta noite do Grêmio coincidiu com os dois anos do anúncio da contratação de Renato Gaúcho, feito em 18 de setembro de 2016, nove dias depois que o treinador completou 54 anos. Um ano depois ele se tornou o primeiro do futebol brasileiro a ganhar a Libertadores, como jogador campeão em 1983 e técnico em 2017. Agora, um ano depois, Renato Gaúcho deixa o Grêmio praticamente classificado para a semifinal pela nona vez.

BRASILEIRÃO – Quinto com 44 pontos, a seis pontos atrás do líder São Paulo, o Grêmio ainda quer também o Brasileirão de 2018. Na rodada 26, domingo (23), jogará em Porto Alegre com o Ceará, que abre o rebaixamento com 27 pontos em décimo sétimo. O Grêmio tem 12 vitórias, duas a menos que São Paulo e Inter, e saldo de 19 gols (31 pró, 12 contra). Antes do jogo de volta com o Tucuman, o campeão gaúcho jogará com o Fluminense, no Rio.

BOCA x CRUZEIRO – O campeão mineiro não contará com o meia uruguaio Arrascaeta, com problema muscular na coxa, no jogo da noite de hoje (19), com o Boca Juniors, maior campeão argentino, no estádio de La Bombonera, em Buenos Aires. O técnico Mano Menezes ainda não anunciou se vai escalar Rafinha, Rafael Sóbis ou David. O Boca não terá o atacante Ramon Ábila, contundido e suspenso. O técnico Guillermo Schelotto também não anunciou o substituto. Eber Aquino, do Paraguai, será o árbitro.

COLO-COLO x PALMEIRAS – Único brasileiro que ganhou todos os jogos da fase de grupos, o Palmeiras promete jogo ofensivo para ganhar e ter vantagem no jogo de volta em São Paulo. Na fase anterior, com o técnico Roger Machado, o Palmeiras venceu Júnior Barranquilla, Alianza Lima e o próprio Boca. A última vitória, sobre o Cerro Porteño, do Paraguai, já foi sob o comando de Luis Felipe Scolari. O jogo de amanhã (20) será no Estádio Monumental de Santiago.

Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA