O Grêmio subiu uma posição com o ponto do 0 x 0 com o CSA, na noite de ontem (29), no estádio Rei Pelé, em Maceió, e terminou a décima segunda rodada do Brasileirão 2019 em décimo primeiro lugar, igual em pontos (16) ao Botafogo, décimo por ter mais uma vitória (5 a 4). O CSA permanece em penúltimo com sete pontos. Foi o quarto empate de cada um, iguais também em 0 x 0: os dois do CSA em casa com Santos e Grêmio, e os dois do Grêmio como visitante, com Corinthians e CSA.

MUITO RUIM – Há jogo sem gol que consegue se salvar, mas esse 0 x 0 foi muito ruim. O Grêmio, com time reserva, não criou nem mesmo quandoEverton entrou aos 26 do segundo tempo, e o CSA, muito fraco, não consegue sair do penúltimo lugar. Os dois atacantes estrangeiros do time – Jonatan Gomez, argentino, e Rodolfo Gamarra, paraguaio – são ruins a dizer chega. O CSA vendeu o mando e fará o próximo jogo com o Vasco, domingo (4), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Grande Vitória, ES.

CSA – Jordi, Dawhan, Alan Costa, Luciano Castan e Carlinhos; Nilton (Naldo, 30 do segundo tempo), João Vítor (Jean Cleber, 21 do segundo tempo) e Didira; Jonatan Gomez, Maranhão (Rodolfo Gamarra, 25 do segundo tempo) e Ricardo Bueno. Técnico – Argel Fucks. O CSA é décimo nono colocado com 7 pontos, 1 vitória, 4 empates, 7 derrotas, e saldo negativo de 17 gols, com apenas 3 marcados – pior ataque, em 12 jogos – e segunda pior defesa, com 20 gols, 1 gol a menos que a do Fluminense, a mais vazada do Brasileirão 2019.

GRÊMIO – Julio Cesar, Leonardo Moura, Paulo Miranda, Geromel e Juninho Capixaba; Darlan, Rômulo, Rafael Galhardo (Everton, 26 do segundo tempo) e Luan (Da Silva, 38 do segundo tempo); Pepê e Tardelli (Patrick, 38 do segundo tempo). Técnico – Renato Gaúcho. Os titulares foram poupados para o jogo de quinta (1) em Assunção com o Libertad. Com os 2 x 0 em Porto Alegre, o Grêmio se classifica para as quartas de final da Libertadores, se perder só por um gol.

SEIS CARTÕES – CSA 0 x 0 Grêmio começou com cinco minutos de atraso, pela semelhança das cores das camisas. A do CSA, em listras verticais azuis e brancas, e a do Grêmio, branca com debruns em azul. O CSA disputou o segundo tempo de camisa azul. O árbitro Caio Augusto Vieira, da Federação do Rio Grande do Norte, advertiu quatro do CSA – Luciano CastanRicardo BuenoDidira e Jordi – e Paulo Miranda e Juninho Capixaba, do Grêmio. R$166.035,00. 9.911 pagantes no estádio Rei Pelé.

BOM LEMBRAR –O estádio foi inaugurado em 25 de outubro de 1970, dois dias depois do aniversário de 30 anos de Pelé, que marcou dois gols nos 5 x 0 do Santos sobre a seleção de Alagoas, em amistoso com 45.865 pagantes, capacidade máxima da época, e recentemente reduzida para quinze mil lugares, sua lotação máxima atual. Até que fosse definido como Rei Pelé, o estádio era chamado de Trapichão, em alusão ao porto da capital Maceió.

TEVE IDEIA – O goleiro Jordi, que disputa o Brasileirão 2019 emprestado pelo Vasco, estaria fora do próximo jogo, impedido pela cláusula contratual. Aos 44 do segundo tempo, de modo proposital, ele retardou bastante a cobrança do tiro de meta para receber o cartão amarelo. Com isso, poderá retornar ao time na décima quarta rodada, quando o CSA voltará a jogar em Maceió com o Fortaleza. 

119 JOGOS, 270 GOLS – Mesmo com três 0 x 0, a décima segunda rodada do Brasileirão 2019 teve 21 gols e o campeonato chegou aos 270 gols em 119 jogos, média de 2.26 gols por jogo. Os times com o mando de campo venceram 62 jogos e os visitantes ganharam 26, menos que os 31 empates. Placares mais registrados: 1 x 0 em 27 jogos. 2 x 1, em 23. 1 x 1 e 0 x 0, em 15, e 2 x 0 em 12 jogos. Flamengo, 25 gols. Palmeiras e Atlético Paranaense, 20. Atlético Mineiro, 18. O Santos, novo líder, é o quinto ataque (17). Defesas menos vazadas: Palmeiras (6), São Paulo e Corinthians (7), Santos (8).

GOLEADORES – O Flamengo tem os dois primeiros artilheiros do Brasileirão 2019: Gabriel (9) e Bruno Henrique (6), empatado com Everaldo (6), da Chapecoense. Com 5 gols, Pedro (Fluminense), Kayke (Goiás) e Eduardo Sasha (Santos).
Foto: UOL Esporte